Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fundação Catarinense de Cultura leva oficina de literatura a Florianópolis

Publicado em 24/11/2014 Editoria: Geral Comente!


A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Diretoria de Difusão Artística, leva às cidades de Brusque (26/11), Florianópolis (1º/12) e Imbituba (3 e 4/12) a oficina Palavra Falada.

Ministrada pela artista multimeios Silvana Leal, o oficina é voltada a estudantes a partir dos 14 anos, escritores e poetas. Para participar, basta comparecer ao local das oficina, não sendo necessária inscrição prévia. A realização é uma parceria com a Casa das Ideias Produções Culturais.

A ideia é revitalizar e dar novos usos à palavra, desenvolvendo o gosto pela leitura e interpretação de poemas, estimulando a criatividade e a capacidade reflexiva e interpretativa dos participantes. O foco é uma aproximação direta com a performance, por meio de várias técnicas que envolvem dança, teatro, literatura e música, rompendo assim com a tradição da poesia declamatória. Mais do que aprender a falar poemas, os participantes terão uma experiência sensorial e lúdica com a palavra.

Serão utilizados textos e poemas clássicos da língua portuguesa, bem como de poetas catarinenses e ainda poemas da própria poeta, Silvana Leal, ministrante da oficina. Serão abordados temas como a fala e formatos possíveis de uso da palavra poética; a poesia e sua sonoridade e visualidade.

A oficina Palavra Falada vem sendo desenvolvida por Silvana Leal desde 1995, quando realizou suas primeiras experiências no Hospital Psiquiátrico na Granja do Riacho Fundo (Brasília/DF) em sua formação como Psicóloga. Após a graduação, Silvana decidiu dedicar-se exclusivamente à arte. Desde 1994, é artista multimeios e trabalha com diversas linguagens. Publicou os livros “Erotismo Proibido nos Lábios em palavras e imagens” (Edição de autor, 2001); “todocorpo” (Travessa dos Editores, 2007) e “Palavra Açúcar” (Papaterra, 2012).

Serviço:

O quê: Oficina Palavra Falada

Quando e onde:

Dia 26/11, em Brusque

Das 14h às 17h e das 18h às 21h

Local: Instituto Aldo Kriger (IAK)

Rua Paes Leme, 63 - Centro

 

Dia 1º/12, em Florianópolis

Das 14h às 17h e das 18h às 21h

Local: Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC)

Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica

 

Dia 3 e 4/12, em Imbituba

Das 19h às 22h em ambos os dias

Local: Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa

Rua Nereu Ramos, 276 - Centro

 

Inscrição: não há necessidade de inscrição prévia.

Informações: (48) 3664-2639 / [email protected]

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários