Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Sábado (22) é Dia D de vacinação contra Poliomielite e Sarampo

Publicado em 21/11/2014 Editoria: São José Comente!


foto: Ricardo Farias

foto: Ricardo Farias

Todas as unidades de saúde de São José estarão abertas das 8h às 17h.

Neste sábado (22), a Secretaria de Saúde de São José estará mobilizada para o segundo Dia D de Campanha de Vacinação contra os vírus da Poliomielite (paralisia infantil) e do Sarampo (tríplice viral). 

As 19 unidades de saúde do município estarão atendendo das 8h às 17h, inclusive a UBS Santo Saraiva, que contará com um posto volante. Além disso, também será oferecida a vacina em postos montados no Shopping Itaguaçu, no Continente Park Shopping e no CEI Vila Formosa.

A secretária municipal de Saúde, Suzana Bousfield, destaca a importância dos pais e responsáveis levarem as crianças para tomar as duas vacinas oferecidas nesta campanha.

"Além da gotinha contra a Poliomielite, também está sendo oferecida a vacina contra o Sarampo. O mais indicado é que os pais levem as crianças a uma unidade de saúde, com a carteira de vacinação, para que um profissional da saúde verifique quais vacinas e reforços a criança ainda precisa tomar. Somente tomando todas as doses indicadas, é que a criança estará efetivamente protegida", aponta Suzana.

A campanha se estende até 28 de novembro. A gotinha contra a Pólio é ministrada a crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias. Já a dose contra o Sarampo é oferecida para crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias.

De acordo com a meta do Ministério da Saúde, o Município deve garantir a vacinação de 12.067 crianças. Até esta quinta-feira (20), a vacinação contra a Pólio já havia imunizado 8.481 crianças, atingindo 70,28% de cobertura. Já contra o Sarampo, 5.502 crianças foram vacinadas, significando 55,82% de cobertura.

Para ampliar a cobertura da vacinação, principalmente contra o Sarampo, a Secretaria de Saúde mudou a estratégia de atuação neste segundo Dia D de vacinação.

"Crianças levadas ao posto volante e que tem outras vacinas atrasadas, acabam não sendo levadas posteriormente ao posto de saúde para colocar em dia o esquema vacinal. Por isso, foi necessário reduzir para quatro a quantidade de postos volantes neste segundo Dia D, já que nas unidades de saúde é possível atualizar a vacinação", explica a enfermeira do Programa Municipal de Imunização de São José, Simoni Tortelli Nunes.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários