Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Confira dicas de cuidados com o pés para o verão

Publicado em 21/11/2014 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Rachaduras, micoses e “chulé” estão entre os problemas mais comuns no calor.

No calor, os pés ficam mais à mostra, com chinelos e calçados abertos. Para garantir que estejam saudáveis e bonitos alguns cuidados são necessários.

Para problemas como fungos,frieiras e rachaduras, a indicação é buscar uma podóloga, profissional responsável pela saúde dos pés. “A podologia hoje já está mais conhecida, mas as pessoas ainda procuram apenas quando o problema já está instalado, não existe a cultura de prevenção”, conta a podóloga Rosani Oliveira.

No verão, explica Rosani, a queixa mais comum são as rachaduras e fissuras, que são causadas pela maior exposição do calcanhar e dos pés ao ambiente. Para esses casos, a indicação é a hidratação diária com produto específico.

O cuidado com os fungos também merece atenção especial nos dias de calor. Quando aparecem nas unhas, são as chamadas onicomicose ou micose de unha; nos pés, são as frieiras (tinea pedis), que costumam aparecer entre os dedos.

Para prevenir as micoses de unha, é preciso cuidar, por exemplo, com saunas e piscinas, onde o risco é maior. O uso de chinelo em áreas comuns é um cuidado necessário. Além disso, em salões de beleza, é importante verificar se a esterilização do material é feita adequadamente, para evitar a contaminação. Já para evitar as frieiras, a recomendação é secar bem entre os dedos após o banho.

Além disso, o cuidado e a higiene com os calçados também é fundamental, tanto para a frieira como para a micose. Segundo a podóloga, a indicação é nunca usar o mesmo sapato por mais de um dia seguido. “O pé irá transpirar, deixando o calçado úmido e quente, tornando-o um ambiente ideal para a proliferação de fungos.” Por isso, aconselha a especialista, é necessário que o sapato fique bem seco antes de usá-lo novamente. Após o uso, é preciso deixá-lo exposto ao sol ou em um local arejado, além de também fazer uso de um fungicida.

O tratamento para os fungos é realizado com a limpeza e com o uso de óleos essenciais. Em alguns casos, é necessário encaminhar para um dermatologista.

A podologia fará uma boa limpeza e remoção da micose, ou seja, da parte “doente” da unha, e os médicos farão a análise se existe a necessidade de medicação. “Alguns casos de fungos nas unhas, por exemplo, podem levar meses ou até mesmo anos de tratamento. Por isso, a prevenção é tão importante.”

Outra grande preocupação de mulheres e homens é odor fétido dos pés, o chamado “chulé”. Para evitar o problema, a limpeza e a troca diária de calçados também pode ajudar. “O odor é a indicação de que o fungo já está instalado”. A podóloga recomenda, ainda, usar meias 100% algodão, já que as sintéticas retêm a umidade do pé; optar por sapatos mais abertos e preferir calçados de materiais que favoreçam a ventilação. “O sapato de plástico, por exemplo, é o pior que existe, pois esquenta e não tem nenhuma ventilação.”  

Cuidados em casa

Além da limpeza, é necessário hidratar os pés todos os dias, de preferência com produto específico para essa área. A esfoliação, que irá remover as células “mortas”, pode ser feita uma vez por semana e com creme esfoliante, nunca com lixa.

“A lixa manual, usada em salões, não é indicada porque não possibilita o lixamento de forma uniforme, forçando em algumas partes. Isso fará com que o organismo entenda que aquele local precisa de mais proteção, deixando-o ainda mais grosso.” Na podologia é usada uma lixa circular com motor, que permite uma esfoliação por igual.

 

 

 

› FONTE: Literato Comunicação e Conteúdo

Comentários