Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Educadores debatem a igualdade racial e de gênero nas escolas de São José

Publicado em 21/11/2014 Editoria: São José Comente!


foto:  Para o vereador Adriano de Brito, trazer essa discussão à tona é importante para lutar por uma São José sem racismo - Daniel Pereira

foto: Para o vereador Adriano de Brito, trazer essa discussão à tona é importante para lutar por uma São José sem racismo - Daniel Pereira

O seminário, promovido pela Secretária Municipal de Educação, visa socializar os trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo.

O grupo de educadores que trabalha com as relações étnico-raciais e de gênero, na rede pública municipal de São José, se reuniu, na tarde desta quinta-feira (20), para o Seminário de Equidade Racial e Gênero. A data foi escolhida simbolicamente para marcar as comemorações do Dia da Consciência Negra.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, o evento tem como proposta construir um espaço de reflexão sobre a valorização da diversidade e pluralidade cultural no espaço escolar, auxiliando no combate ao racismo, machismo e homofobia. Durante a abertura, o Grupo de Dança do CEM Maria Iracema Martins de Andrade apresentou uma coreografia que uniu as diversas etnias brasileiras no mesmo passo, com a mesma música.

A secretaria de Educação, Méri Hang, destacou o trabalho realizado em todas as escolas do município. "Temos que fortalecer nossa rede para irmos sempre mais além, com esse trabalho. Nosso desafio é diário, precisamos de atitudes novas todos os dias", afirmou.

O prefeito em exercício, Sanderson de Jesus, agradeceu aos professores e servidores que se dedicam a este propósito. "Hoje é dia para lembrar também de todos aqueles que plantaram as sementes deste movimento. Lembrar as pessoas que não temos o nome, mas que se dedicam diariamente nesta luta", pontuou.

Neste sentido, o vereador Adriano de Brito acredita que trazer essa discussão à tona é importante para lutar por uma São José sem racismo. "Além disso, precisamos efetivar uma coordenadoria que possa trabalhar essa demanda de forma mais ampla na cidade", sugeriu.

O representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fábio Dias, colocou a instituição à disposição, para atuar em ações de combater os crimes de racismo. "Quero agradecer o convite para participar deste evento e gostaria de anunciar que a sucursal da OAB em São José está instituindo uma comissão para trabalhar a igualdade racial no município", relatou.

Dentro da estrutura da Secretaria de Educação existe o Setor de Educação das Relações Étnico-Raciais e Gênero, que durante todo ano trabalha diversos projetos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A consultora Jeruse Romão auxilia os professores e gestores nesta tarefa. "A ideia desse seminário é, antes de tudo, dar visibilidade a tudo que foi produzido durante o ano letivo, com as reflexões que foram trabalhadas e a construção do conhecimento", resumiu.

Na programação, os participantes ainda socializaram os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, nas mais diversas disciplinas da grade curricular. Todos reforçando a questão da igualdade, como ponto principal para construção de uma sociedade melhor.

Neste processo, de acordo com Jeruse, é preciso entender que o racismo existe e, em menor ou maior proporção, ele se manifesta dentro do ambiente escolar. "A escola é um espaço em que ainda é possível, pelo processo de formação do sujeito, apresentar para ele outras dimensões do preconceito", explicou. 

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários