Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Udesc comemora Mês da Consciência Negra com exibição de documentários na próxima semana

Publicado em 20/11/2014 Editoria: Geral Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Para refletir sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoverá a mostra de dois curtas-metragens na próxima terça-feira, 25, a partir das 14h, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis. O evento gratuito e aberto ao público terá apoio do Cineclube Presença, do Centro de Educação a Distância (Cead).

Após a exibição, será realizado um debate, que contará com a participação da diretora Célia Antonacci, do filme "Victor Ehikhamenor", do acadêmico cabo-verdiano Jefferson Ronnie Lopes Jesus da Graça, do curso de Música do Centro de Artes (Ceart), e de representantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Nunes, a Udesc é pioneira no estudo e no envolvimento com a temática afro-brasileira.

Ele destaca que a iniciativa da mostra busca contribuir para o reconhecimento da importância da cultura africana e afro-descendente no Brasil.

O coordenador de Cultura da Udesc, Ivan Tonon, diz que o primeiro filme, "Victor Ehekhamenor", aborda a trajetória e as atividades do artista, pintor, escritor e poeta nigeriano, enquanto o segundo, "Caixa D’Água, Qui-Lombo é Esse?", de Everlani Morais, fala sobre a vida de uma comunidade quilombola de Aracaju.

"O foco do segundo documentário está na preservação da oralidade das pessoas entrevistadas e na valorização da cultura negra sergipana", ressalta Tonon.

Data comemorativa

A comemoração de 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra surgiu na segunda metade dos anos 1970, no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo.

Instituída pela Lei Federal nº 12.519/2011, a data homenageia Zumbi, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada em 1695 após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas, e se dedica à reflexão sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira e sobre as consequências do racismo para a vida das pessoas e para o desenvolvimento do país.

A cada ano, as atividades alusivas a essa data são expandidas ao longo do mês, ampliando os espaços de discussão sobre as questões raciais.

Serviço:

O QUÊ: Mostra de curta-metragens e debate em comemoração ao Mês da Consciência Negra.

QUANDO: Terça-feira, 25, às 14h.

ONDE: Plenario da Reitoria, Avenida Madre Benvenuta, nº 2.007, Bairro Itacorubi, Florianópolis.

QUANTO: Evento gratuito.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários