Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Bairro Bela Vista recebe projeto de Modernização da Iluminação Pública

Publicado em 20/11/2014 Editoria: São José Comente!


foto: O prefeito em exercício, Sanderson de Jesus (dir), foi acompanhar o início das obras, com o comandante do 7ºBPM, ten-cel Emiliano Guesser, e o secretário de Projetos Especiais, Rodrigo de Andrade - Daniel Pereira

foto: O prefeito em exercício, Sanderson de Jesus (dir), foi acompanhar o início das obras, com o comandante do 7ºBPM, ten-cel Emiliano Guesser, e o secretário de Projetos Especiais, Rodrigo de Andrade - Daniel Pereira

No total, 83 ruas da região terão as luminárias substituídas por modelos de maior desempenho.

A iluminação pública do bairro Bela Vista será toda modernizada. As luminárias começaram a ser substituídas, nesta quarta-feira (19), por peças com melhor desempenho e maior durabilidade.  A mudança atenderá 83 ruas da região, o que representará um investimento de cerca de R$ 510 mil.

As luminárias feitas de sódio, com um alcance menor e luz amarelada, estão dando lugar às novas, com a luz branca e o dobro de potência.

"Mais moderna, clara e resistente", enumera o secretário de Projetos Especiais, Rodrigo de Andrade. Os modelos utilizados são diferentes para cada situação: nas ruas secundárias e iluminação social a potência do material utilizado é de VS 150W, nas ruas principais as luminárias são de MVM 250W e os corredores e avenidas recebem luminárias de MVM 400W.

Andrade explica, ainda, que a modernização segue um padrão específico com luminárias de alto rendimento. "Além de uma melhor luminosidade, com o dobro de potência, a nova iluminação traz mais economia e segurança para os moradores de São José", pontua. Segundo o secretário, para o próximo ano está previsto o atendimento de bairros como Nossa Senhora do Rosário e Jardim Cidade Florianópolis. 

"A prefeita Adeliana Dal Pont está de parabéns em auxiliar a segurança pública do Estado, com ruas mais iluminadas para a ação dos policiais", afirma o prefeito em exercício, Sanderson de Jesus, que esteve no bairro Bela Vista para acompanhar o início das obras.

Ele ressalta a diferença que a nova iluminação representará para os mais de 14 mil moradores. "O Bela Vista cresceu e se tornou um bairro de comércio forte, que tem autonomia e está bastante vivo na cidade, por isso merecia essa atenção", assinala. 

Com relação à segurança, o comandante do 7° Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, tenente-coronel Emiliano Guesser, a visibilidade é indispensável para intimidar a ação criminosa, especialmente durante a noite.

"Com este projeto, São José está bem a frente neste sentido, considerando que a iluminação pública de qualidade é indispensável para o trabalho dos policiais", aponta o comandante.  Adalberti Sangaletti, morador do bairro, concorda que o principal benefício com a iluminação nova será a segurança. "Acreditamos que os pequenos assaltos na região vão diminuir consideravelmente", justifica. 

"Essa é uma revitalização importante e a comunidade vai sentir a diferença no dia-a-dia do bairro", acredita o secretário de Serviços Públicos, Michel Schlemper. Ele, que já visitou a região durante a noite, avalia as modificações como uma grande intervenção para a urbanização do bairro.

O Projeto de Modernização da Iluminação Pública de São José foi iniciado este ano pela Secretaria Executiva de Projetos Especiais, com o objetivo de garantir mais qualidade de vida e segurança à população.

No primeiro semestre, a Prefeitura substituiu a iluminação em mais de 150 ruas do município e investimento, no total, deve chegar a R$ 3,5 milhões. "Queremos pulverizar a iluminação para que todo o município seja contemplado", declara Rodrigo de Andrade, ao sinalizar que até o final do ano outras localidades são contempladas.

Atendimento à população

Para solicitar manutenção da iluminação pública, o cidadão pode ligar gratuitamente para o 0800 645 6405 e para melhorias, deve procurar a Ouvidoria (0800 644 9040) ou a Secretaria de Projetos Especiais, no prédio da Prefeitura Municipal, na Avenida Beira-Mar de São José.

 

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários