Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto Mexa-se comemora 15 anos de atividade em São José

Publicado em 19/11/2014 Editoria: São José Comente!


foto: Durante a confraternização, os participantes também puderam cuidar da beleza, com serviços de maquiagem, massagem e corte de cabeloDurante a confraternização, os participantes também puderam cuidar da beleza, com serviços de maquiagem, massagem

foto: Durante a confraternização, os participantes também puderam cuidar da beleza, com serviços de maquiagem, massagem e corte de cabeloDurante a confraternização, os participantes também puderam cuidar da beleza, com serviços de maquiagem, massagem

Os alunos e professores se reuniram no Centro Multiuso para uma festa de integração.

Os integrantes do programa Mexa-se, em São José, reuniram-se no Centro Multiuso, na tarde desta terça-feira (18), para comemorar os 15 anos de atividades do projeto.

O clima de alegria e descontração marcou as atividades programadas para esta tarde festiva. No local, o público foi recepcionado com um café colonial, música e serviços de massagem, corte de cabelo e maquiagem.

 "Queremos que este encontro seja o primeiro de muitos e que, todos os anos, vocês possam se encontrar e se conhecer", destacou a secretária municipal de Educação, Méri Hang.  Para ela, o Mexa-se é uma forma muito especial "de cuidar das pessoas com carinho" e o objetivo da festa é gerar a integração entre os grupos. Dos cerca de 1,5 mil integrantes do projeto, 780 compareceram ao encontro.

O prefeito em exercício, Sanderson de Jesus, considera o projeto como uma forma importante de promover a saúde e o bem-estar.

"Fico feliz em participar deste momento e trazer o abraço da prefeita Adeliana Dal Pont para vocês. Para o futuro, serão menos pessoas procurando os postos de saúde, com mais qualidade de vida", pontuou Sanderson, ao enfatizar as ações de saúde preventiva.

Apaixonada pelo Mexa-se, a professora Sônia Regina Posso participa do projeto desde o seu início. Ela considera que a iniciativa ajuda vários de seus alunos a conquistar uma vida mais alegre, com menos solidão. "As atividades contribuem para gerar saúde, alegria e bem-estar", enumerou.

Há três anos, Cássia Cateneo largou a vida sedentária para começar a praticar atividade física. "Sou outra pessoa, com muito mais disposição. Uma energia que eu não tinha antes", comparou. Hoje aposentada, Cássia se sente "muito mais alegre", em especial pelas amizades que constrói. Neste sentido, Eleusa Gonçalvez Pedro também se sente motivada. "A atividade física muda todo o nosso corpo e, se a gente não faz, acaba sentindo falta", afirmou.

As aulas são gratuitas e abertas a todo o público, com idade entre 14 e 86 anos, sendo oferecidas atividades como caminhadas, ginástica aeróbia, ginástica localizada e alongamento. São três sessões semanais e, cada sessão, tem duração de uma hora.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o SESI, que auxilia na avaliação física dos alunos e faz a capacitação dos profissionais envolvidos. Na avaliação, é elaborado o perfil de cada aluno, com o objetivo de mostrar como anda a saúde e estimular para mudanças de hábitos e comportamentos.

O coordenador de Promoção da Saúde e Bem-estar do SESI, Luiz Cláudio Cardoso, considera o projeto um sucesso. Presente desde o início das atividades, ele recorda como tudo começou.

"Tínhamos só o pólo do Shopping Itaguaçu e, hoje, já estamos com outras 11 unidades na cidade", assinalou. Agora, Cardoso espera atrair um público mais jovem e, para isso, planeja oferecer horários e atividades específicas para atrair esta faixa etária, já no próximo ano. 

O projeto foi criado como uma proposta de qualidade de vida voltada à comunidade, incentivando a prática regular de exercícios físicos. As atividades são desenvolvidas com o objetivo de melhorar a resistência cardiorrespiratória, a força muscular e a flexibilidade, proporcionando aos participantes maior capacidade para realizar as tarefas cotidianas com mais eficiência e menos cansaço.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários