Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis recebe 1ª prova Challenge da América Latina

Publicado em 18/11/2014 Editoria: Esporte Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

No próximo dia 30, Jurerê Internacional sediará a série de triatlo Global Challenge Family.

A rede global de provas de triatlo Challenge Family vem pela primeira vez para a América Latina, escolhendo a capital catarinense como sua sede.

O Challenge Florianópolis terá base em Jurerê Internacional, recebendo atletas do mundo inteiro, no dia 30 de novembro. A prova terá 1,9km de natação, 90km de ciclismo e mais 21,1km de corrida, percurso conhecido “half distance”. Transformando a cidade novamente na Capital do Triatlo, a expectativa é que se movimente R$ 10 milhões na economia local.

Um dos responsáveis pela organização do evento, Carlos Fernando Menezes, diretor da Dash Sports, afirma que este é um marco para o esporte no Brasil, principalmente para Florianópolis. “A cidade está se consolidando como o berço latino do triatlo mundial.

O Challenge já tem 42 provas pelo mundo e vir para Santa Catarina respalda o potencial do Estado para continuar incentivando o setor”, aponta. A expectativa da organização é movimentar cerca de R$ 10 milhões na economia local.

O triatleta australiano Chris McCormack, considerado um dos melhores do mundo, foi um dos entusiastas da escolha. “Ter etapas do Challenge na América Latina é um sonho se realizando. Florianópolis é um destino impressionante e o percurso irá encorajar os atletas a competir em seus limites, enquanto tentam correr contra o relógio e contra seus rivais”.  

Além disso, o Challenge oferece um programa para integrar toda a família em Florianópolis, incluindo provas específicas para mulheres e crianças de sete a doze anos.  O Challenge Women e Challenge Junior ocorrerãoum dia antes da prova principal.

Com um percurso de 5km de corrida ou caminhada, o Challenge Women disponibilizará um espaço especialmente pensado e montado para elas. Um ambiente onde as mulheres poderão relaxar, cuidar da beleza e ainda receber dicas de alimentação e treinamento especial.

Já o Challenge Junior irá incentivar a prática de atividades físicas entre crianças e adolescentes, ainda fomentando o triatlo como um estilo de vida saudável. Dividido em duas categorias (7 a 9 anos; 10 a 12 anos), terá os percursos:  150 metros de natação, 1km de ciclismo e 500 metros de corrida; 150 metros de natação, 2km de ciclismo e 800 metros de corrida.

Embaixadora do evento no Brasil, a triatleta Fernanda Keller, também elogiou a escolha e destacou o potencial brasileiro para o setor.

“O Challenge é um evento que participei desde o início, na Alemanha. Precisamos de mais eventos deste tipo no Brasil. Aqui as pessoas acham que não tem muito triatleta, mas as inscrições das provas se esgotam em poucos minutos. Ainda tem muito espaço para provas no Brasil e fico feliz que estejam chegando novos eventos”.

Iniciando oficialmente a programação do Challenge, no dia 27, será aberta a Expo Feira, com entrega de kits e os credenciamentos. Entre os expositores, estão as marcas Globus, Kona Bikes, Della Bikes, Hammerhead, 3T, Labici, Woom, R2L, entre outras.

Em paralelo às práticas esportivas, nos dias 28 e 29, será realizado o 1° Congresso de Ciências Aplicadas ao Triathlon, presidido por Arthur Herdy, Doutor em Cardiologia UFRGS e Especialista em Medicina do Esporte, mais uma iniciativa do evento que busca pela saúde e bem-estar dos triatletas.

Serão debatidos temas relacionados aos esportes de longa duração, treinamento, performance e saúde, como a “Hidratação e Nutrição”, no período de pré, durante e após o triatlo e os riscos e benefícios ao coração do atleta. A comissão técnica é formada por Lourenço Sampaio, Doutor em Ciências do Movimento – UDESC e Especialista em Medicina Esportiva; Rangel Pires, Nutricionista e Educador Físico; e Carlos Fernando Ramos de Menezes, Fisioterapeuta e Diretor do Challenge Florianópolis.

Percurso

O Challenge Florianópolis é considerado a maior prova de nível continental. Em um percurso rápido e plano, serão 113km divididos em 1.900 metros de natação, 90km de ciclismo em duas voltas e 21,1km de corrida.

A natação terá largada no centro da praia de Jurerê Internacional, em frente ao hotel Il Campanário. Dali, os atletas seguirão para o ciclismo, com trajeto de duas voltas, que sairá de Jurerê Internacional, seguirá pela Rodovia SC-402 sentido Sul, até a SC-401, fazendo retorno próximo ao Floripa Shopping, totalizando os 90km. Para finalizar, a corrida com 21,1km será percorrida em três voltas na Avenida Búzios e adjacências em Jurerê. O ponto final é no Hotel Il Campanário, onde o atleta irá entrar no Open Shopping em direção à linha de chegada.

O Challenge Florianópolis também vai premiar os melhores colocados da Elite e Amador com inscrições em duas das principais provas do circuito Challenge Family: Challenge Roth 2015 (4 vagas para Elite e 2 para Amador) e Challenge Almere Amsterdan (24 vagas para Amador). 

 

 

 

› FONTE: Fábrica de Comunicação

Comentários