Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Governo do Estado entrega 50 ônibus escolares a municípios catarinenses

Publicado em 31/10/2014 Editoria: Educação Comente!


Foto: Osvaldo Nocetti / SED

Foto: Osvaldo Nocetti / SED

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, entregaram 50 ônibus escolares para 47 municípios catarinenses em ato realizado nesta quinta-feira, 30. O investimento no valor de R$ 7,5 milhões veio do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação e permitiu ao Estado adquirir os veículos pelo Programa Caminho da Escola, do Governo Federal.

“Este foi o primeiro lote entregue. Temos mais 50 ônibus para repassar aos municípios ainda este ano. Com isso, 90 municípios terão novos veículos e mais qualidade no transporte escolar em 2015. A parceria que temos com os municípios nesta área é fundamental para o bom andamento do trabalho educacional”, afirma Colombo.

O Governo do Estado investe cerca de R$ 100 milhões por ano em transporte escolar e atende mais de 135 mil alunos da rede pública estadual. O valor é repassado aos municípios que realizam o transporte. “A cada ano estamos melhorando ainda mais o transporte escolar.

Em 2013, o governo entregou 137 ônibus escolares para substituir os veículos antigos. Até o final do ano entregaremos mais 100. Esperamos no ano que vem conseguir novos veículos para totalizar a entrega em todos os municípios catarinenses”, explicou o secretário Deschamps.

Para o prefeito de Lebon Régis, Ludovino Labas, um novo veículo será muito útil no deslocamento dos alunos. “Ganhar um presente desses é muito bom. Nosso município é pequeno e os recursos limitados. O governador está de parabéns, pois não são todos os governantes que pensam nos municípios pequenos”, destaca. O município transporta diariamente cerca de mil alunos apenas da rede estadual.

Segundo o coordenador-geral de Apoio à Manutenção Escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Maria Rodrigues Souza, os veículos devem ser utilizados exclusivamente para o transporte de estudantes.

“Esses ônibus devem levar os alunos de casa para escola e vice-versa ou para atividade previstas na política pedagógica da escola. A utilização indevida pode trazer problema ao município. Outra questão importante é o cuidado e manutenção, que deve estar em dia para evitar desgastes”, afirma.

Os ônibus foram entregues em parceria com o Fórum Parlamentar Catarinense, que indicou os municípios para receberem os veículos. O coordenador do Fórum e deputado federal, Esperidião Amin, leu os nomes de todos os deputados e senadores envolvidos no processo e agradeceu a parceria junto ao governo do Estado.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários