Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Catarinenses mantêm índice elevado de endividamento

Publicado em 27/10/2014 Editoria: Economia Comente!


foto: Cartão de crédito continua sendo o principal agente de endividamento, segundo 66,2% das famílias catarinenses -  Divulgação

foto: Cartão de crédito continua sendo o principal agente de endividamento, segundo 66,2% das famílias catarinenses - Divulgação

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC) catarinenses de outubro de 2014 apresentou melhora na inadimplência e nas condições de pagamento, além de estabilidade no nível de endividamento das famílias. 

Em relação ao nível de endividamento, houve redução de 0,3 pontos percentuais entre as famílias que afirmam estar muito endividadas, passando de 11,6% em setembro para 11,3% neste mês. Melhora também no índice de famílias que não possuem dívidas: 43,2% em outubro contra 42,6% em setembro. No geral, a parcela da renda das famílias comprometida com dívidas se manteve estável neste mês, porém, os dados continuam relativamente altos, com 31,4%, sendo que em setembro eram 31,5%.

Assim, este índice de endividamento somado ao percentual da renda comprometida com dívidas cria um cenário desfavorável para o varejo, que sente o impacto na redução no seu volume de vendas. A PEIC de outubro revela que 55,6% das famílias possuem entre 11% e 50% da renda comprometida com dívidas. E 24,5% estão com mais da metade da renda prejudicada com dívidas. O maior responsável pelas dívidas é o uso do cartão de crédito, segundo 66,2% das famílias catarinenses.

A Fecomércio SC explica que o crescimento anual das dívidas, associado ao aumento dos juros, está impactando a capacidade das famílias de efetivarem novas compras com o recurso do crédito, mas não está causando o aumento da inadimplência. Assim, o sistema financeiro permanece saudável, porém, o comércio e a economia como um todo se deterioram.

A pesquisa foi realizada nas cidades de Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Itajaí e Joinville.

 

› FONTE: Fecomércio

Comentários