Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Exposição resgata processo de povoamento do litoral catarinense

Publicado em 24/10/2014 Editoria: Cultura Comente!


foto: Fábio Queiroz/Agência AL

foto: Fábio Queiroz/Agência AL

Ferramentas de trabalho, utensílios domésticos, adornos e armas. Quem passar pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (MArquE/UFSC), campus de Florianópolis, até o dia 30 de novembro, poderá contemplar inúmeras peças que resgatam o processo de colonização do litoral catarinense em um período de 6 mil anos.

Os objetos fazem parte da mostra “Arqueologia em questão: percorrendo o litoral catarinense” e são o resultado de cinco décadas de pesquisas dos professores e técnicos do curso de Arqueologia da UFSC. Nela, estão presentes artefatos provenientes de sítios pré-coloniais como sambaquis e oficinas líticas, representações rupestres, bem como de assentamentos de povos Jê e Guarani, até a ocupação europeia. “Queremos mostrar que há 4 mil anos antes de Cristo o litoral catarinense já era habitado, e a cultura destes povos pode ser, em parte, observada aqui”, destacou a curadora da exposição, Luciane Zanenga Scherer.

Outro objetivo, destacou Luciane, é dar visibilidade à pesquisa realizada pelos profissionais do museu desde a década de 1960. “Além dos artefatos, estão disponíveis vídeos e instalações, onde demonstramos um pouco de como é a atuação dos arqueólogos e técnicos da instituição, suas metodologias e rotinas de trabalho”, disse.

Visitas guiadas

Disposta em sete módulos, a mostra é gratuita e aberta a visitantes individuais e grupos pré-agendados. Cada um deles contando com uma forma específica de mediação, explicou Flora Bazzo Schmidt, pedagoga responsável pelas visitas guiadas da exposição.

“Recebemos desde alunos dos níveis fundamental e médio, cujos professores procuram contextualizar o conteúdo administrado em suas aulas, até grupos da terceira idade, interessados em conhecer um pouco mais da ocupação humana no nosso estado. Por isso oferecemos diferentes dinâmicas e graus de detalhamento.”

Serviço
O quê: exposição “Arqueologia em questão: percorrendo o litoral catarinense”
Quando: visitação até 30 de novembro, de terça a sexta, das 9 às 17 horas
Onde: MArquE/UFSC, Trindade, Florianópolis
Quanto: gratuito
Agendamentos pelo site www.museu.ufsc.br ou pelo telefone (38) 3721-9325

 

› FONTE: ALESC

Comentários