Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Rota das cervejarias artesanais atrai turistas para Santa Catarina durante o ano todo

Publicado em 24/10/2014 Editoria: Geral Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

POMERODE (SC) – Outubro é sinônimo de diversão e cultura em Santa Catarina. Festas de todo tipo estão espalhadas pelo Estado que recebe visitantes de várias partes do Brasil e do exterior para conhecer eventos como a Oktoberfest em Blumenau, que resgata as tradições germânicas com música, dança, culinária e muito chope.

Aliás, o Vale do Itajaí é conhecido pela produção artesanal de cerveja e atrai muita gente durante o ano inteiro para conhecer de perto a produção de diversas marcas. Não faltam atrações na chamada Rota das Cervejarias Artesanais que inclui cidades como Blumenau, Pomerode e Gaspar. Acompanhe alguns lugares que podem ser visitados:

- Schornstein: Localizada em Pomerode, considerada a cidade mais alemã do Brasil, a artesanal foi fundada em 2006. O Kneipe Schornstein, ou bar da fábrica, oferece os diversos chopes da marca e um cardápio delicioso com o melhor da culinária alemã. É possível visitar a fábrica e conhecer todo o processo de fabricação do produto muitas vezes já premiado.

A Schornstein ganhou a medalha de prata na categoria Imperial Stout no 4º South Beer Cup e o ouro com a consagrada IPA (Índia Pale Ale) no Festival Brasileiro da Cerveja de 2014. Hoje a cervejaria possui uma filial em Holambra, no interior de São Paulo, e também oferece cerveja engarrafada. O crescimento avançou com novos pontos de vendas. Hoje já são mais de 500, o que garante a venda do produto em dezoito Estados brasileiros. Todos os detalhes no site www.schornstein.com.br.

- Das Bier: A primeira artesanal da cidade de Gaspar abriu as portas em 2006. É um dos pontos preferidos para quem gosta de combinar lazer, tranquilidade e natureza. No Bairro Belchior, além do restaurante, a cervejaria oferece uma área especial para a diversão de toda a família, o “Schmitt Pesca e Lazer”. São 504 mil metros quadrados, 16 lagoas, sendo duas para a pesca.

O espaço da cervejaria Das Bier conta com serviço de bar, pedalinhos, quiosques, estacionamento e área para ônibus e trailers. Os visitantes também podem conhecer a fábrica e saber os detalhes da produção da cerveja artesanal. Em alemão, Das Bier quer dizer "A Cerveja". A produção de chope segue a Lei de Pureza Alemã, de 1516. Entre as receitas, a cervejaria mantém os chopes do tipo Weisen, Braunes Ale, Pilsen e Natural. Quer conhecer melhor a Das Bier? Entre no site www.dasbier.com.br.

- Escola Superior de Cerveja e Malte: Inaugurada em 2014 em Blumenau, é a primeira desse setor na América Latina. Durante a Oktoberfest, oferece cursos de produção e degustação de cerveja. Mas pode ser visitada durante todo o ano. São duas opções.

A visitação guiada simples é gratuita e inclui um passeio pelas dependências da escola, incluindo salas de aulas temáticas, Brewpub e Biergarten, laboratório de química, física, informática, a nano fábrica de cerveja e todo o processo de fabricação. Não necessita de agendamento prévio e ocorre de terça a sábado, das 11h às 17h.

Já a visita guiada com mini-curso de degustação de cervejas inclui, além do passeio pelas dependências da escola, um mini-curso com duração de 1h. O treinamento fala sobre as principais escolas e estilos de cerveja e suas características e tradições a partir da degustação de quatro rótulos diferentes da bebida.

Este curso tem custo médio de R$50 por pessoa e estará disponível com agendamento prévio através do telefone (47) 3380-5200 ou e-mail [email protected]. É realizado de terça a sexta-feira, às 15h. Mais informações no site http://www.cervejaemalte.com.br.

 

 

 

› FONTE: Newsletter Oficina das palavras

Comentários