Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura e DEINFRA discutem soluções para garantir segurança de pedestres em Canasvieiras

Publicado em 23/10/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


Reunião ocorrida nesta quarta-feira foi solicitada durante o último Prefeitura no Bairro.

Secretários municipais reuniram-se na tarde desta quarta-feira (22) com o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (DEINFRA), Paulo Melller, em busca de soluções para garantir maior segurança aos pedestres que precisam atravessar a SC-401 em Canasvieiras.

A reunião foi solicitada no último Prefeitura no Bairro, na Vargem Grande, ao prefeito Cesar Souza Junior pelo presidente da Associação dos Moradores da Rua Papaquara, Marcelésio Márcio da Silva, que lidera movimento em favor da construção de uma passarela na rodovia estadual, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O estopim para a mobilização popular, que tem impedido o tráfego de veículos na SC-401, foi a morte de uma jovem, vítima de atropelamento no local, na sexta-feira.

Na reunião, da qual também participaram Marcelésio e vereadores, o presidente do Conselho Local de Saúde Canasvieiras, Silvanio Guilherme da Costa, entregou documento oficializando pedido de tomada de providências como travessia para pedestres, lombada eletrônica, redutor de velocidade com semáforo, entre outras.

O presidente do DEINFRA, por sua vez, comprometeu-se em atuar neste sentido.

Meller concorda que a melhor alternativa seria a construção da passarela que, em termos de tamanho, seria semelhante a que está sendo feita na BR-101, na altura da área indígena do Morro dos Cavalos. "Temos o estudo, o projeto, tudo.

Se o proprietário autorizar, a gente coloca no orçamento", garantiu ele, ao informar que o DEINFRA, por força de lei, precisa de autorização dos proprietários dos imóveis privados afetados pela obra em Canasvieiras. "O Estado é parceiro em fazer", assegurou.

Mas, ainda segundo o presidente do DEINFRA, outras alternativas devem ser consideradas para resolver os problemas enfrentados neste trecho da SC-401, tido como o ponto que mais se ganha velocidade na rodovia. São eles, a criação de uma passagem para pedestres no viaduto mais próximo, a melhoria da sinalização e da iluminação, e a redução da velocidade máxima permitida (hoje, de 80 km).

Por parte da Prefeitura, participaram da reunião os secretários da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ronaldo Brito Freire; de Obras, Domingos Zancanaro, e da Saúde, Daniel Moutinho Júnior.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários