Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Governo do Estado garante retomada dos trabalhos na Ponte Hercílio Luz

Publicado em 22/10/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O governador Raimundo Colombo autorizou nesta quarta-feira (22), o contrato que vai garantir a retomada dos trabalhos na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis.

 O novo cronograma será dividido em duas grandes etapas. A primeira consiste na finalização da estrutura provisória que sustentará o vão central da ponte enquanto as peças forem substituídas e restauradas. E a segunda é o trabalho de restauração de toda a Ponte Hercílio Luz.

“Para a primeira etapa, contratamos a empresa em caráter de emergência e as obras recomeçam no início de novembro. O prazo para conclusão é de seis meses. Mas, em paralelo, ainda nestes seis meses, vamos finalizar o edital para contratação da empresa que fará o trabalho de restauração. Será uma concorrência internacional, para encontrar uma empresa de grande porte com tecnologia para cumprir com aquilo que Santa Catarina espera”, destacou o governador.

Após restaurada, a Ponte Hercílio Luz, que é um símbolo turístico do Estado, também terá um papel importante no trânsito da Grande Florianópolis. O presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Paulo Meller, afirma que hoje as pontes Colombo Machado Salles e Pedro Ivo Campos, que garantem o acesso à Ilha de Santa Catarina, recebem uma média de 178 mil veículos por dia, entre entradas e saídas (o número é resultado de uma média anual, considerando também o período da temporada de verão).

Na Ponte Hercílio Luz restaurada, passariam cerca de 22 mil veículos por dia.­­ “Todo mundo vê o que as pessoas sofrem diariamente nas filas. Com essa obra, vamos deslocar uma parte significativa do trânsito para a Ponte Hercílio Luz. Isso vai garantir um grande ganho de qualidade, principalmente para quem vai para os bairros do continente, melhorando também o tráfego na Via Expressa e na BR-101”, acrescentou o governador Colombo.

Etapa 1 - Os trabalhos de construção da estrutura provisória que sustentará o vão central da ponte foram interrompidos em agosto desde ano, após rescisão do contrato com a Construtora Espaço Aberto diante de atrasos no cronograma da restauração.

O presidente do Deinfra, Paulo Meller, explica que cerca de 50% do trabalho desta etapa já foi concluído, considerando também o processo de estaqueamento e a compra de materiais que já estão no canteiro de obras.

Para a execução dos 50% restantes, o Governo do Estado vai investir R$ 10 milhões na contratação da empresa TDB Produtos e Serviços Ltda. A empresa é do Espírito Santo e já está instalada no canteiro de obras. O contrato deve ser assinado nos próximos dias, em caráter emergencial, o que garante o início imediato dos trabalhos. O prazo para a execução é de seis meses após a assinatura do contrato.

Etapa 2 - Consiste na restauração de toda a estrutura da Ponte Hercílio Luz. Para realização deste trabalho, o Governo do Estado vai realizar um edital para concorrência internacional. A proposta é de que a empresa vencedora seja conhecida logo após a conclusão dos trabalhos de reconstrução da estrutura provisória.

A restauração completa da ponte deve demorar cerca de dois anos, a contar a partir da assinatura do contrato. Após restaurada, a Ponte Hercílio Luz será reaberta para trânsito, com uma via para pedestres, uma ciclovia e duas faixas para veículos como automóveis, ônibus e caminhões.

A proposta inicial, ainda em estudo junto à prefeitura de Florianópolis, é de que a ponte receba apenas o trânsito no sentido Continente/Ilha no primeiro horário da manhã, funcione nos dois sentidos durante o dia, receba apenas o trânsito Ilha/Continente no final da tarde e volte a funcionar nos dois sentidos durante a noite.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários