Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

25% dos moradores de São José estão inadimplentes

Publicado em 21/10/2014 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O crédito facilitado aliado à falta de planejamento comprometem a saúde financeira.

O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CDL-SJ apontam que 25,3% da população economicamente ativa de São José possui registro de inadimplência.

O índice é maior que o da média Estadual (19%) e também da Grande Florianópolis (21%). A inadimplência no comércio de São José supera R$ 16,5 milhões e um dos principais motivos que endividam a população está no crédito facilitado, que aliado à falta de planejamento e controle comprometem a saúde financeira.

Outros motivos também contribuem para as pessoas entrarem no vermelho, como a perda de renda ou emprego sem “fechar a torneira” dos gastos, despesas inesperadas por motivos de doença, além da dificuldade em poupar e administrar a renda.

Com a chegada das férias de fim de ano e do 13º salário, o dinheiro extra pode salvar as finanças, porém, com as datas festivas e gastos com matrículas e materiais escolares, por exemplo, se não houver planejamento, o consumidor continuará devendo.

Oo presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Marcos Souza, lembra que para se manter capitalizado é preciso não gastar mais do que se ganha. “Com planejamento o consumidor provavelmente conseguirá quitar seus débitos e ter uma reserva para futuros investimentos, mesmo que seja em médio ou longo prazo”, alerta.

 

 

 

 

› FONTE: CDL-SJ

Comentários