Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Oceano Santa Catarina Pro é adiado novamente para terça-feira (21)

Publicado em 21/10/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O vento sul continuou atuando na Praia da Joaquina e a continuação da última etapa feminina com nível 5 estrelas do ano foi adiada para às 7h da terça-feira em Floripa.

Praia da Joaquina, Florianópolis / SC (Segunda-feira, 20/nov/14) - As condições não mudaram na segunda-feira em Florianópolis, o vento sul continuou atuando forte na formação das ondas na Praia da Joaquina e o Oceano Santa Catarina Pro acabou sendo adiado logo na primeira chamada do dia.

Até agora, foram realizadas dez baterias da etapa do ASP 5-Star feminina no sábado e a masculina nem começou, com os 144 surfistas de 21 países ainda aguardando para estrear no último ASP 6-Star de 3.500 pontos do ano no ASP Qualification Series.

A comissão técnica volta a se reunir às 7h00 na terça-feira para analisar o mar, mas a competição deve recomeçar com a categoria feminina que precisa ser encerrada até quinta-feira, enquanto o prazo da masculina termina no sábado.

"Preferimos decretar o day-off na primeira chamada, porque já vimos as previsões de que o vento sul não vai parar e a tendência é ele aumentar a intensidade no decorrer do dia", disse Fred Leite, presidente da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) que atua como Diretor de Prova no Oceano Santa Catarina Pro.

"Marcamos uma nova chamada para às 7h na terça-feira e devemos recomeçar com qualquer condição de mar. Nós precisamos de 40 horas para terminar os campeonatos masculino e feminino e está começando a ficar perigoso com esses dois dias sem competições (domingo e segunda-feira), então teremos que começar amanhã para cumprir os prazos".

O especialista em previsão de ondas na Ilha de Santa Catarina, Claudio Sahonero, conhecido como Raposão, fez uma projeção das condições para o decorrer da semana: "Os ventos estão bem definidos de Sul ainda, que sopram maral na Joaca, com a intensidade oscilando entre moderada a forte.

Mas, a partir da terça-feira passarão a soprar dentro do quadrante norte/nordeste e a Lua vai trocar para a fase nova em 23 de outubro, o que poderá influenciar nas condições da ondulação.

O swell ficará definido de sul/sudeste a partir desta terça-feira e o mar vai esboçar uma nova reação em consequência do deslocamento da frente fria nos próximos dias. O tamanho das ondas até sexta-feira deve oscilar entre 2-4 pés com um período médio de 8 segundos, é o que está indicando as previsões para a semana no momento".

O prazo do Oceano Santa Catarina Pro começou no último sábado e foram realizadas dez baterias da categoria feminina até a entrada do vento sul que paralisou a competição por volta das 13 horas.

As havaianas se destacaram nas boas ondas de 2-3 pés e conquistaram três das quatro vagas nas quartas de final já definidas no primeiro dia, com Coco Ho, Alessa Quizon e Tatiana Weston-Webb. A australiana Philippa Anderson completa a lista e as outras quatro finalistas serão conhecidos nas duas baterias da segunda fase que vão abrir o próximo dia de competição na Praia da Joaquina.

As primeiras a entrar no mar serão a australiana Nikki Van Dijk, a brasileira Chantalla Furlanetto, de Florianópolis, a sul-africana Tanika Hoffman e Chelsea Tuach, de Barbabos.

Já a líder disparada no ranking do ASP Qualification Series, Silvana Lima, vai disputar as duas últimas vagas para as quartas de final com a também brasileira Nathalie Martins e duas concorrentes diretas para entrar na lista das seis surfistas que o WQS classifica para a elite mundial do WCT feminino, a australiana Keely Andrew e a francesa Pauline Ado.

 

 

 

› FONTE: ASP

Comentários