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Gasto médio do Dia das Crianças registra queda de 14,61% em relação a 2013

Publicado em 17/10/2014 Editoria: Economia Comente!


foto: Itajaí teve o maior gasto médio, com R$ 196,55

foto: Itajaí teve o maior gasto médio, com R$ 196,55

O gasto médio das compras do Dia das Crianças deste ano registrado pela pesquisa de resultado de vendas da Fecomércio SC e FCDL/SC foi de R$ 137,58. O valor é consideravelmente menor do que os R$ 149,33 registrados no mesmo período de 2013.

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, explica que a queda é justificada pela taxa de juros maior e pelo crescimento menor da renda das famílias, fatores que vêm enfraquecendo os resultados do comércio. Além disso, a média de contratados pelas empresas durante o período também ficou baixa, com 0,38 novos contratados por empresa.

"A queda é explicada pela forte carência de mão de obra, que deixa o empresário com receio de contratar, e isso vem se repetindo em praticamente todas as datas sazonais do comércio", observa Breithaupt.

O maior gasto médio de 2014 foi o da cidade de Itajaí - R$ 196,55, seguida por Criciúma (R$ 157,60), Joinville (R$ 146,38), Florianópolis (R$ 142,13), Lages (R$ 135,31), Chapecó (R$ 100,37) e Blumenau (R$ 96,56).

De acordo com balanço do Serviço de Proteção ao Crédito de SC (SPC/SC) nos dias que antecederam a data comemorativa houve um crescimento de 1,05% nas consultas para compra no crediário, na comparação com 2013. Sergio Medeiros, presidente da FCDL/SC, observa que essa variação faz com que os varejistas alimentem expectativa de dias melhores nos próximos meses. "Definitivamente 2014 não tem sido bom para o varejo, em função das inúmeras incertezas econômicas que o Brasil vive. Esse pequeno aumento faz com que acreditemos em uma melhora neste final de ano", destaca Medeiros.

Para avaliar o impacto do Dia das Crianças no comércio estadual, a Fecomércio SC e FCDL/SC entrevistaram 514 empresas, entre os dias 13 e 14 de outubro, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

 

 

› FONTE: Fecomércio

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