Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Visitas do Prefeitura no Bairro recomeçam sábado, na Vargem Grande

Publicado em 16/10/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Governo itinerante chegará ao final de 2014 tendo visitado 47 comunidades.

A população vai voltar a ter acesso direto ao prefeito e seus secretários, no Prefeitura no Bairro, a partir deste sábado (18), na Vargem Grande, no Norte da Ilha. O governo itinerante acontecerá na Associação Catarinense do Cavalo de Rédeas (ACCR), na estrada Cristovão Machado de Campos, 569, entre 10 horas e meio-dia.

A organização do evento pede aos interessados em serem atendidos que cheguem com uma antecedência de uma hora para efetuar seus agendamentos. Neste meio tempo, haverá apresentação cultural, com o intuito de valorizar os talentos locais.

O projeto, que em 40 edições recebeu um total de 5.186 reivindicações de cidadãos, havia interrompido seu ciclo de visitas devido à Copa e às eleições. Durante esses quatro meses, "aproveitamos para encaminhar internamente a solução das demandas e para dar retorno às pessoas a respeito do que já foi feito", ddisse o coordenador do Prefeitura no Bairro, Renato Geske.

O contato de Cesar Souza Junior e seus principais colaboradores de governo com a população de Florianópolis será retomado com força total. Outras duas edições do Prefeitura no Bairro já estão programadas para os sábados seguintes. No dia 25 de outubro, será a vez do Rio Tavares, no Sul da Ilha, receber o projeto, enquanto no dia 1º de novembro, véspera do Dia de Finados, os beneficiados serão os moradores da Beira-mar Norte.

Depois disso, será a vez do Balneário, em 22 de novembro; do Morro da Penitenciária, em 29 de novembro; da Serrinha, em 6 de dezembro, e do Parque São Jorge, em 13 de dezembro, perfazendo um total de 47 visitas às comunidades nos dois primeiros anos da gestão.

Primeiro semestre

A última edição do governo itinerante ocorreu no dia 7 de junho, no Ribeirão da Ilha. Antes disso, o Prefeitura no Bairro havia percorrido, somente no primeiro semestre do ano, as comunidades da Vila São João e do conjunto habitacional Panorama (de 42 blocos de apartamentos), de Jurerê, do Abraão, de Ratones, da Armação, do Sapé, do Pântano do Sul e do Jardim Atlântico, nesta ordem.

"Este projeto é muito importante porque traz a Prefeitura para perto das pessoas. Muita gente nem sabe onde fica a Prefeitura, e com essa iniciativa tem a oportunidade não apenas de reclamar ou pedir alguma coisa, mas também de apresentar sugestões para melhorar a vida das pessoas", completou o coordenador Renato Geske, que está à frente do projeto desde o seu início, no dia 5 de janeiro de 2013.

No ano passado, foram realizadas 31 edições. Receberam visitas as comunidades de Canasvieiras, Monte Cristo, Campeche, Pantanal, Estreito, Itacorubi, Monte Serrat, Rio Vermelho, Coqueiros, Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, Vargem do Bom Jesus, Vila Aparecida, Coloninha, Costeira, João Paulo, Barra da Lagoa, Morro da Caixa, Canto do Lamim, Vila do Arvoredo, Morro do 25, Carianos, Trindade, Morro do Mocotó, Chico Mendes, Tapera, Capoeiras, Ingleses, Morro do Horácio, Monte Verde e Santo Antônio de Lisboa.

Providências

Uma série de outras providências podem ser tomadas pela comunidade local durante a realização do Prefeitura no Bairro - graças à participação de representações dos poderes públicos municipal e estadual, entre outras. 

Na oportunidade, podem ser efetuadas matrículas no projeto de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da rede municipal de ensino, voltado a pessoas com mais de 15 anos interessadas em cursar do 1º ano a 9ª série em um dos cinco polos avançados e 10 núcleos espalhados pela cidade, bem como inscrições em cursos de qualificação e capacitação profissional gratuitos, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

Ainda durante o evento, haverá representação do PROCON para reclamações relacionadas ao direito do consumidor; do Pró-Cidadão, para informações e resoluções de questões referentes a processos, parcelamentos, dívidas ajuizadas, atualização de endereços e recadastramento; da OAB Cidadã, para orientações jurídicas, e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), e da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher da Prefeitura de Florianópolis, para assuntos afetos às áreas.

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários