Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto de requalificação do turismo é aposta em São José

Publicado em 30/09/2014 Editoria: São José Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Desenvolver e estruturar a política municipal de turismo de São José é o objetivo do Projeto Viver São José, desenvolvido pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Sebrae/SC e com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Desde o dia 22 deste mês, cursos de capacitação gratuitos estão sendo oferecidos aos proprietários de bares e restaurantes do município.

“Fazer um levantamento dos nossos potenciais e planejar onde queremos chegar para que o turismo seja uma ferramenta de emprego e renda na cidade de São José são os princípios deste projeto”, assinala o superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Carlos Eduardo de Souza Martins.

Marketing, liderança de equipe, gestão financeira, gestão de pessoas, administração de pequenos negócios e planejamento estratégico são os temas da capacitação.

De acordo com o superintendente, essa é a primeira ação prática do projeto. Além de participar dos cursos gerenciais que são realizados semanalmente, os empresários terão a oportunidade de receber consultoria profissional.

“O público-alvo dos cursos inclui novos e futuros empreendedores. Queremos somar esforços e conquistar novos empresários, promovendo a circulação regional não somente no ramo da gastronomia, mas também na hotelaria, artesanato, turismo náutico e de experiência, o que possibilitará ao turista que vem para a região, passar por São José, visitar uma olaria e confeccionar um vaso, por exemplo”, destaca Carlos Eduardo.

O proprietário do Restaurante Casa Açoriana, Evandro Maciel, aprovou a iniciativa. “Para quem entrou recentemente no ramo gastronômico é válido, principalmente por estar diretamente ligado à qualificação. Se não nos profissionalizarmos seremos engolidos por quem já está há mais tempo no mercado”.

A requalificação deverá abranger, também, a rede hoteleira e a área de cultura, forte ferramenta turística, segundo o superintendente.

“Trabalhar com o artesanato, a olaria, a música e com outros equipamentos culturais é um dos nossos grandes objetivos para fortalecer a vinda de turistas que vêm a Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, Guarda do Embaú, Governador Celso Ramos e outros locais próximos já reconhecidos pelo turismo”.

Projetos futuros

A reestruturação e o levantamento de áreas potenciais para a construção de marinas e investimento no turismo náutico na Beira-mar, Ponta de Baixo e Serraria (que já conta com uma escola do mar) estão entre os planos da prefeitura. Carlos Eduardo Martins ressalta que os projetos têm como prazo de execução final o ano de 2016.

A olaria, forte ramo econômico e cultural do município, está recebendo incentivos. Uma missão ao interior de São Paulo levará oleiros para conhecer novas técnicas e requalificar as peças utilitárias

 

 

 

› FONTE: ALESC

Comentários