Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Triathlon São José é um celeiro de talentos

Publicado em 23/09/2014 Editoria: São José Comente!


foto:  Daniel Pereira

foto: Daniel Pereira

Os treinos de corrida, ciclismo e natação ocorrem semanalmente com crianças e adolescentes.

As aulas de corrida, ciclismo e natação são um desafio que motiva crianças e adolescentes que participam da Escolinha de Triathlon de São José.

Além de formar atletas capazes de encarar três modalidades diferentes em único esporte, o projeto proporciona uma ocupação saudável e disciplinada, que evita a ociosidade e tem revelado novos talentos. Pioneira no país, a iniciativa é gerenciada pela Associação Desportiva Triatlética de Santa Catarina (ADTRISC), em parceria com a Fundação Municipal de Esporte e Lazer.

Os alunos treinam três vezes por semana, durante uma hora, no período da tarde. Na Beira-Mar de São José ocorrem as aulas de corrida, nas terças-feiras, e de ciclismo, nas quintas-feiras.

Já as aulas de natação são realizadas em uma academia localizada no bairro Roçado, as sextas-feiras. Nos últimos anos, mais de 150 crianças já passaram pela iniciação da modalidade no município. 

Para a coordenadora do projeto, professora Elinai Freitas, o esporte é bastante importante para ensinar o valor do esforço e ajudar os alunos a lidarem com sentimentos diferentes. "A prática de uma atividade física ajuda a desenvolver habilidades essenciais como a disciplina, a confiança e a liderança. Além de fortalecer os princípios de tolerância, cooperação e respeito", define.

Esse ano, além do atendimento no núcleo da escolinha, foi possível selecionar alguns alunos, de 11 a 15 anos, para uma iniciação esportiva voltada para competições.

Atualmente cinco jovens, que já apresentam um potencial de desempenho esportivo, treinam todos os dias da semana, no contra turno escolar. Entre outros eventos, eles se preparam para o Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil, que ocorrerá em Fortaleza (CE), no dia 11 de outubro.

"Nosso trabalho com a Escolinha de Triathlon está dentro da proposta da Fundação Municipal de Esporte de investir na base, com foco na formação de crianças e adolescentes, e no esporte de rendimento, dando apoio aos atletas que já competem.

Ações como os convênios com entidades e o Bolsa Atleta permitem formar uma nova geração de atletas, além de manter nossos talentos competindo por São José", afirma a superintendente da Fundação, Andréa Grando.

"Fico nervoso até ouvir a buzina da largada. Depois, me concentro só nisso", conta Vinícius Quint do Santos Viana, que treina desde 2011. Ele garante que gosta de treinar todos os dias, mas confessa que a sua aula preferida é na água.

"É porque já treinava natação antes", justifica. Vinícius estuda pela manhã e precisa organizar seus horários para manter o ritmo e a disciplina. Isso porque, os professores de Triathlon acompanham o rendimento escolar dos seus alunos. "Queremos utilizar o projeto também para aumentar a frequência escolar dos estudantes", destaca Elinai.

Cada criança recebe os materiais necessários para utilizar durante os treinos: camiseta, capacete de ciclismo, garrafa d&39;água, boné, óculos e touca de natação, entre outros. Os alunos participam ainda de palestras sobre orientação nutricional.

"Sem o apoio da Fundação de Esporte não teríamos como continuar com as atividades", aponta Elinai, que considera essencial a atenção que a instituição está dando para "todo o esporte de São José". Para ela, hoje, a Fundação está mais transparente na condução dos trabalhos e selecionando projetos de entidades sérias, de forma pública e em diversas áreas.

Entre os principais benefícios do esporte, Elinai destaca a complementaridade das modalidades. "Natação trabalha os membros superiores, enquanto o ciclismo e a corrida, os membros inferiores", explica. De acordo com ela, o Triathlon é uma modalidade de resistência, que trabalha a capacidade aeróbica dos atletas.

"São necessários oito anos para formar um novo competidor", considera. Ela cresceu nesse meio, já que é filha de uma triatleta. Desde cedo já se identificou com o esporte e, em 2002, graduou-se em Educação Física para colocar em prática o projeto.

Talento josefense

Um dos maiores resultados obtidos pelo projeto foi a indicação do atleta Felipe Manente para a equipe do Centro Nacional de Treinamento de Triatlo (CNTT), em Vila Velha (ES), no ano de 2005. Ele que começou com 12 anos na escolinha, voltou para São José em 2011, já como professor do mesmo projeto que o lançou nacionalmente.

Apesar ser natural de São José, até o ano passado ele competia por outros municípios, já que não recebia nenhuma ajuda. Hoje Manente voltou a competir por sua cidade natal e recebe o Bolsa Atleta, um programa de ajuda financeira para atletas de alto rendimento e que defendem a bandeira da cidade. O benefício é mensal e pode ser utilizado para auxiliar nos treinamentos e competições.  "Ajuda bastante, porque é uma garantia todo mês para custear, por exemplo, transporte, alimentação e treinador", conta.  

Seu último resultado foi surpreendente: o 8° lugar geral no Iron Man Brasil, que ocorreu em Florianópolis. Agora, ele se prepara para participar do Campeonato Mundial de Triatlhon, na categoria longa distância. Ele é o único catarinense na competição, que conta com mais um brasileiro apenas.

"Não imaginei onde poderia chegar, quando comecei na escolinha. Quero ir ainda mais longe", planeja. A escolinha foi realmente um divisor de águas na vida de Manente. Hoje, além de atleta ele também trabalha na área, como professor de Educação Física. "Deu outro rumo para minha vida, um futuro diferente do que eu tinha pensado", analisa.

Neste mesmo caminho, vai Ester Pacheco da Silva, de 14 anos.  Ela já está na escolinha há quase dois anos e recebe em casa o apoio da família para continuar. Até agora participou só de algumas competições, mas mantém o desejo de tornar-se uma atleta reconhecida. "Aqui já fiz muitos amigos e adoro as aulas de corrida", afirma

"Eles gostam, a gente gosta desse projeto. É bom para o crescimento deles, que estão melhores no condicionamento físico e, também, com notas melhores na escola", avalia Ilane Sponholz, mãe da Fernanda e do Enrico. Os dois fazem parte da escolhinha, no grupo de iniciação. "Se eles quiseram continuar, vamos dar o maior apoio e incentivo", completa. 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários