Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeito e Ministra vistoriam obra do PAC no Maciço

Publicado em 23/09/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Prefeito e Ministra conversam com Dona Nina

foto: Prefeito e Ministra conversam com Dona Nina

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, e o prefeito Cesar Souza Junior vistoriaram na tarde desta segunda-feira (22) as obras realizadas pela prefeitura, em parceria com o governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na região do Maciço do Morro da Cruz.

A primeira parada aconteceu na comunidade do Mont Serrat, onde no local a ministra pode conhecer as obras de infraestrutura que foram executadas na Rua General Vieira da Rosa. A rua, passou por um alargamento da via, troca do sistema de drenagem antigo que estava danificado e repavimentação total de toda sua extensão.

De lá, a comitiva foi para o Parque do Maciço do Morro da Cruz, que teve no seu entorno, cerca de 60% de toda sua área, preservado permanentemente e um parque totalmente urbanizado. No parque, a ministra ressaltou a beleza do local e disse que pretende retornar um dia trazendo o neto para conhecer o espaço.

A última visita da comitiva aconteceu na comunidade da Nova Descoberta, onde está sendo criado um novo bairro com todas as obras de infraestrutura e com a construção de novas unidades residenciais, tanto modulares, quanto de alvenaria. A tarde de ontem vai ficar na história da comunidade, pela primeira vez o prefeito leva uma autoridade até o final da via que foi executada no local.

Na comunidade, a ministra conheceu o projeto inovador da construção de unidades modulares, projeto este que está sendo executado pela secretaria de habitação. No local, conheceu Dona Marina da Silva Pinheiro, uma simpática senhora de 72 anos e a mais antiga moradora do bairro. A senhora, foi uma das beneficiadas pelo projeto da casa modular.

Sem esconder a emoção, Dona Nina, como é conhecida, lembrou das dificuldades que enfrentou durante mais de 25 anos vivendo em uma residência precária, de madeira e chão batido.

"O banheiro ficava na rua, para ir tomar banho eu saía com uma toalha na cabeça. Em dias de vento parecia que a casa ia desabar, a gente ficava sempre com muito medo, sem falar nas goteiras pela casa toda em dias de chuva", recordou ela, que tem nove filhos, 28 netos e 16 bisnetos.

"Todas as comunidades do Maciço passam por obras de infraestrutura, é a maior intervenção já feita na história dessas comunidades, destacou o prefeito Cesar Souza Junior, enaltecendo a parceria do governo federal e do governo do Estado.

Entre as obras que estão sendo realizadas no Maciço, destaque para a construção de outras unidades modulares; muro de contenção de risco na comunidade da Mariquinha; obras de infraestrutura, drenagem, pavimentação, terraplanagem e revitalização em várias ruas do Maciço; a retificação de um canal de drenagem e a construção de um muro de contenção de risco no Morro do Horácio e a construção de 12 muros de contenção de risco e a abertura de uma via pública na comunidade da Penitenciária.

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários