Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fenaostra abre a programação das festas de outubro em Santa Catarina

Publicado em 19/09/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Corte da Fenaostra foi eleita na manhã desta quinta-feira (18) - Solon Soares

foto: Corte da Fenaostra foi eleita na manhã desta quinta-feira (18) - Solon Soares

A 15ª edição da Fenaostra - Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana foi lançada ontem (18), às 10 horas, no Museu da Escola Catarinense. Programado para o período de 8 a 12 do próximo mês, o evento vai abrir o calendário das festas de outubro em Santa Catarina. Durante o lançamento foram escolhidas as princesas e a rainha da 15ª Fenaostra.

A festa é realizada para divulgar a ostra catarinense e abrir novos mercados para os produtores. O evento reúne gastronomia, cultura, artesanato e literatura.

“A Fenaostra é, na sua essência, a mais florianopolitana das nossas festas. É uma festa que se reencontrou com suas raízes”, disse o prefeito Cesar Souza Junior (PSD). Ele enfatizou que o evento não promove grandes atrações nacionais, mas a cultura local, valorizando os produtores de ostras e os empreendedores da cidade.

De acordo com a secretária de Turismo do município, Maria Cláudia Evangelista, o evento vai oferecer uma programação especial para as crianças, oficinas de artesanato e um espaço literário, em parceria com o Sesc. Outra novidade é o Jardim da Cachaça, espaço para valorização da bebida típica artesanal. Açoriana, a festa também vai oferecer um mix de manifestações culturais, com espaço para a cultura negra, indígena, japonesa e de outras etnias.
 

A corte da festa

Violeta Bela da Silveira foi a candidata escolhida, dentre 11 concorrentes, como rainha da 15ª Fenaostra. Juliana Caroline Policastro é a primeira princesa e Thaíza Wilbert é a segunda princesa.

Ostra em Florianópolis

Os maricultores de Florianópolis cultivam 95% das ostras produzidas no Brasil. O cultivo de ostras nas baías norte e Sul de Florianópolis é responsável por 96,3% da produção no estado de Santa Catarina. O Ribeirão da Ilha possui a maior produção de ostras da ilha, chegando a 1,5 tonelada por ano, o que representa 60,3% da produção estadual. As fazendas de maricultura dos bairros de Santo Antônio de Lisboa, Cacupé e Sambaqui também se destacam na produção do molusco, com 335 toneladas por ano.

Santa Catarina tem 25 parques aquícolas com cessão de uso. Com o edital de licitação lançado pelo Ministério da Pesca para o ordenamento das áreas, 133 maricultores e três empresas de Florianópolis foram contemplados para regularização da atividade. Dessa forma, os maricultores poderão triplicar a produção, acessando crédito e financiamento pelo Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

 

 

 

› FONTE: ALESC

Comentários