Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Reformas em postos de saúde de São José estão em fase final de conclusão

Publicado em 18/09/2014 Editoria: São José Comente!


foto: Daniel Pereira

foto: Daniel Pereira

As próximas unidades que receberão melhorias são: Sertão, Forquilhas, Zanellato e Morar Bem.

A Prefeitura de São José está realizando a reforma dos postos de saúde do município com o objetivo de melhorar as condições de atendimento à comunidade.

As intervenções nas UBSs de Barreiros, Picadas do Sul e Roçado já estão na fase final. A obra no posto da Procasa, que também envolve ampliação da estrutura física, deve ser retomada na semana que vem. As próximas unidades a serem reformadas são: Sertão do Maruim, Forquilhas, Zanellato e Morar Bem.

O secretário municipal de Saúde, Luis Antônio Silva, explica que as obras estão sendo feitas de forma gradativa para adequar as unidades às resoluções da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), já que todos os postos de saúde do município têm mais de dez anos de construção. Foi montado um cronograma para planejar as intervenções de modo a não prejudicar o atendimento à população.

Na Unidade Básica de Saúde de Barreiros foi feita a readequação das salas, criação do almoxarifado e sala de enfermagem, readequação do banheiro masculino e feminino para atender pessoas com deficiência, limpeza e recuperação de pintura externa e interna, recuperação de acessos laterais e revisão e ajuste das instalações elétricas e hidráulicas.

Agora, serão instalados novos móveis e, na sequência, reformada a parte externa, com adequação da lixeira e calçada.

Na Unidade de Picadas do Sul, também foram realizadas adequações na parte interna, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, sendo que, nesta quarta-feira (17), o trabalho de pintura externa estava sendo finalizado. Na próxima semana, o posto deve começar a receber os novos móveis e também serão feitas as melhorias externas, com a reforma da lixeira.

Já na Unidade do Roçado, as obras internas estão em fase final, com adequação das salas e banheiros, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, pintura externa e interna. Na sequência, o posto também deve receber novos móveis.

Na Unidade da Procasa (Santos Dumont), a obra é um pouco mais ampla, já que envolve também a ampliação da estrutura física. Na parte inferior do prédio, que era aberta, foram construídas novas salas que abrigarão a parte administrativa da unidade.

Com isso, toda a parte superior da construção passará a ser utilizada para o atendimento da comunidade, sendo que também está prevista a construção de uma nova sala de enfermagem. Nesta semana, serão instaladas as grades e a obra deve ser retomada na segunda-feira (22).

Além disso, também será realizada a readequação e ampliação da sala da farmácia, readequação e ampliação da recepção, criação de sala do almoxarifado, criação da sala do SISREG, readequação e ampliação da sala de reuniões, readequação da sala de pediatria, ampliação da sala de nebulização, criação de banheiro masculino e feminino para atender pessoas com deficiência, readequação da sala da coordenação, limpeza e recuperação de pintura externa e interna e revisão e ajuste das instalações elétricas e hidráulicas.

Com a finalização dos trabalhos nestas unidades, as próximas a receber melhorias são: Sertão do Maruim, Forquilhas, Zanellato e Morar Bem. No total, a Prefeitura irá reformar nove postos de saúde, sendo que as UBSs do Centro Histórico, Bela Vista e Forquilhinha completam a lista.

Novos servidores

Além da recuperação da estrutura física das unidades de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde também está contratando mais servidores para ampliar e melhorar o atendimento à população. Neste mês, já foram chamados novos 45 servidores aprovados em concurso público. São 22 médicos, 19 enfermeiros, dois técnicos de enfermagem e dois farmacêuticos que já reforçam as equipes de saúde de São José. Novos profissionais serão chamados conforme a demanda.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários