Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto 12:30 recebe o músico Mustache Maia

Publicado em 02/09/2014 Editoria: Cultura Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O Projeto 12:30 desta quarta-feira (03), recebe  o músico Mustache Maia. A apresentação acontece no Varandão do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), às 12h30min. É gratuita e aberta à comunidade.

Sobre o artista Mustache Maia

Vocalista, baixista, compositor, letrista e está há 27 anos na estrada do blues. Natural de Porto Alegre-RS, começou na cena musical gaúcha, participando da antológica “Ecos do Mississipi”, uma das principais bandas que abriram as portas para o blues em 1988. 

Após a dissolução da “Ecos” em 1990, Mustache reuniu nomes de peso para desenvolver um novo trabalho: a “Blues Band”. Nesta fase foram realizados shows no Teatro de Câmara - POA, festivais e várias turnês pelo interior do estado. Como havia uma inflação de bandas com a terminação “blues band” surgindo no cenário portoalegrense, Mustache repensou a identidade e o nome da banda. Surge então a “Old Friend’s Blues”. 

Mustache, com sua composição em português “Nego Blues”, consegue a classificação da “Old Friend’s” na eliminatória de sua região e viu sua música ser gravada no CD do I Festival de Música de Porto Alegre, consagrando o blues como um estilo de música popular. Gravou também um show especial para a televisão (TVE/RS – Programa Palcos da Vida), que rendeu um CD e um DVD do show. 

Já em Floripa, Mustache foi convidado para fazer vocal e baixo na “Floripa Blues Band”, do guitarrista argentino Léo Vazquez, banda esta influenciada por ritmos tradicionais, como o shuffle. Decide então montar uma nova “Old Friend’s Blues” tendo seu velho companheiro Pé Lopes na bateria e Armandinho de Floripa na guitarra. 

Em Agosto de 2001, no Tim Blues Festival, Mustache participou com a “Old Friend’s Blues” e como convidado da “Floripa Blues Band” dos shows nas casas de espetáculo que faziam parte do festival. Na última noite, no teatro do CIC, tocou ao lado de “Big Gilson – Big Allanbik” e convidados no tributo a John Lee Hooker. 

Em 2002, junto com seu amigo Jorge Hornos, elaborou o “Projeto Lendas do Blues”, o qual consiste em shows especiais sobre grandes artistas do blues negro norte-americano (Tributo a Freddie King, Tributo a Albert King, Tributo a Muddy Waters, Homenagem a Buddy Guy e B.B King já realizados com sucesso).

Convidado por Sérgio Duarte, gaitista de São Paulo, Mustache também participou do IV Harmônica e Blues, fazendo o vocal para gaitistas que não cantavam, no palco do Mr. Blues.

Como produtor, realizou o Encontro do Blues Ilhéu (4 Edições), Merco Blues (2 edições), Floripa Blues Festival (2 Edições), Quintas Summer Blues (2 Edições) e o Summer Blues (2 edições) que já esta consolidado há 2 temporadas de verão.

Hoje a banda que o acompanha é composta por Emanuel Sophia ou Diego “Garga” Pedrotti na bateria, e na guitarra sempre grandes guitarristas (Léo Maier, Alex “Mad Dog” Arroyo, Guime Ramos, Big Creek Huggy Bear, Danny Blues Boy, Vinicius Eduardo, entre outros) e quando requisitado leva mais Fidel Piñero (trompete) e Pedrinho Castro (sax tenor) assim formando: Mustache Maia & The Blues Sensations (Bandão).

 

 

 

› FONTE: DAC UFSC

Comentários