Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Centro de Convivência de São José forma a primeira turma do Projeto de Gastronomia Social

Publicado em 30/08/2014 Editoria: São José Comente!


foto: Emilly Gabriele de Oliveira, de 14 anos, já é a responsável pelas refeições em sua casa - Daniel Pereira

foto: Emilly Gabriele de Oliveira, de 14 anos, já é a responsável pelas refeições em sua casa - Daniel Pereira

A iniciativa da Secretaria de Assistência Social atendeu 60 crianças e adolescentes por três meses.

Preparar e comer o alimento são atos que fazem parte da rotina de todos. Mas, para as crianças e adolescentes que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em São José, a atividade ganhou um sabor todo especial.

Nesta sexta-feira (29), a primeira turma do projeto "Oficina do Gosto – Projeto de Gastronomia Social" recebeu o certificado de conclusão do curso. Com aventais e chapéus de cozinheiro, eles aprenderam muito mais que preparar uma refeição, abrindo novas perspectivas para o futuro.

"Achei gastronomia diferente", revela Alif Marcelo Alves da Rosa. Com muita timidez, ele deixa escapar poucas palavras. Na aula, aprendeu a preparar algumas receitas que, inclusive, já colocou em prática com a família. "Já fiz torta salgada, pizza e bruschetta", enumerou. Agora, o menino de nove anos acredita que pode torna-se um chef de cozinha.

O secretário municipal de Assistência Social, Lédio Coelho, avalia a iniciativa como uma forma concreta de melhorar a autoestima das crianças e suprir a carência que elas trazem de casa. "O projeto deu bastante certo e trará bons resultados. Por isso, vamos abrir uma segunda turma para o próximo ano", revelou. A Secretaria foi responsável pela contratação do professor e forneceu todo o material necessário.

No decorrer dos quase três meses do curso, o bacharel em gastronomia Ubiratan Farias virou um exemplo para a moçada. "Com os encontros, buscamos incentivar boas práticas alimentares, qualificar profissionalmente os adolescentes e desenvolver as aptidões", explicou Ubiratan.  No total, o projeto atendeu 60 alunos, divididos em quatro turmas com encontros semanais. As três primeiras aulas foram teóricas e todas as outras totalmente práticas.

A experiência foi inovadora também para Ubiratan. "Em certos momentos, eu fiquei impressionado com o nível de maturidade que eles já atingiram, devido às obrigações que precisaram assumir nas relações familiares", justificou. São casos como o da adolescente Emilly Gabriele de Oliveira que, aos 14 anos, é responsável por preparar as refeições da família.  "Já fiz para minha mãe e irmã, a pizza de calabresa e queijo que aprendi aqui", comemorou.

A conscientização para uma alimentação saudável e a transformação social são os objetivos principais da oficina. De acordo com a coordenadora do projeto, a assistente social Rosiani Caetano, as crianças e adolescentes levam para casa e para a comunidade o que aprendem aqui. "Para despertar o desejo de comer bem, sem fugir da realidade social deles, trabalhamos as receitas com alimentos que eles têm acesso em casa também", explicou.  O cupcake, o pão de queijo e a pizza foram as receitas mais aprovadas pelos participantes. 

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários