Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

CEI Nossa Senhora de Fátima é entregue reformado e ampliado para a comunidade de Forquilhinha

Publicado em 29/08/2014 Editoria: São José Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Com a abertura de novas salas, a unidade passa a ser a maior creche do município.

Alegria, emoção e até fogos de artifício marcaram a reinauguração do Centro de Educação Infantil Nossa Senhora de Fátima. A creche, localizada no bairro Forquilhinha, foi entregue para a comunidade totalmente reformada e com a estrutura ampliada. Com a abertura de mais 88 vagas, a unidade passou a atender 231 crianças, tornando-se o maior Centro de Educação Infantil de São José.

A cerimônia de reinauguração foi realizada na noite desta quinta-feira (28) e contou com a presença de pais, professores, autoridades e comunidade em geral. "O grande dia chegou", destacou a diretora do CEI, Nédia Aparecida Fernandes, que esperava uma reforma do prédio desde 2009. "Todo trabalho que nós passamos aqui, valeu a pena. Agora sim, ganhamos um presente muito grande, que possibilitou a abertura de 88 novas vagas", reforçou.

A secretária municipal de Educação, Méri Hang, acredita que, mais do que uma reforma, a Prefeitura está entregando um "novo CEI" para a comunidade. "É mais do que uma oportunidade para as mães, aqui não vamos só cuidar dessas crianças, vamos educá-las para a vida e formá-las como cidadão", pontuou, ao comprometer-se com a qualidade do trabalho pedagógico. Méri fez questão de ressaltar o trabalho dos educadores e, em especial, agradeceu a prefeita Adeliana Dal Pont, por colocar a Educação como uma das prioridades do governo. "Não apenas na construção de novas unidades, mas, também, com a valorização dos profissionais e aquisição de novos equipamentos e materiais", justificou. A Prefeitura investiu cerca de R$ 475 mil para recuperar e ampliar o CEI Nossa Senhora de Fátima.

A prefeita Adeliana Dal Pont lembrou a primeira visita à unidade, em 2013, quando constatou a precariedade da estrutura. Na época, uma das salas havia sido interditada pela Defesa Civil devido ás rachaduras. "No começo, o projeto previa apenas uma reforma. Mas, olhando a realidade do local, conseguimos ampliar e aproveitar melhor os espaços. E realizamos mais este sonho. Essa creche bonita, adequada para atender as famílias e professores, é resultado de um grande esforço", assinalou a prefeita.

"Estava perigoso para as crianças, pois o chão era de tacos de madeira e o forro tinha bastantes cupins", afirma Caritas Brasil, mãe da pequena Laura, de um ano e meio. Ela e o marido trabalham em tempo integral e precisam da creche para ter tranquilidade no emprego. "Agora isso aqui ficou muito bom", avaliou. Isabel Cristina Vasco, que é mãe do Rafael, de três anos, também concorda. "Passamos por uma fase bem ruim, mas agora, a obra ficou maravilhosa", contatou.

A professora Eni Fátima Schmidt trabalha há 29 anos no CEI Nossa Senhora de Fátima. Servidora estadual, ela está à disposição da Prefeitura, desde que a unidade foi municipalizada em 2008. "Me sinto honrada de participar deste momento, pois a história desta creche se confunde com a minha história de vida", explicou. Agora, com essa transformação, ela acredita que haverá mais possibilidades de trabalho pedagógico com os alunos.

"Teremos mais espaço para movimentar as crianças", comemorou. Como quem conhece a casa, há bastante tempo, ela apresentou com entusiasmo as novas salas construídas e reformadas. "Agora, são mais dois novos berçários para atender a população", apontou.

Importante mesmo, para o presidente da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Forquilhinha, Vilmar Ramos, é que a comunidade ajude a cuidar deste "presente", evitando o vandalismo e a depredação. "Nosso dinheiro está aqui e não podemos desperdiçá-lo", pediu.

Antes de encerrar a solenidade, a prefeita Adeliana anunciou ainda que, até o final do ano, estará pronta a creche do Forquilhão e, até o próximo ano, a creche do Palmares. "Estamos empenhados em melhorar a educação de São José", completou a prefeita.

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários