Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fronteiras do Pensamento chega à sua quarta edição em Florianópolis

Publicado em 25/08/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


O ciclo de altos estudos Fronteiras do Pensamento Santa Catarina convida o escritor moçambicano Mia Couto, o neurocientista brasileiro Miguel Nicolellis e o psicólogo canadense Paul Bloom para debater temas da contemporaneidade em Florianópolis. Consolidando-se com sua quarta-edição na Ilha, o projeto acontece nos dias 25, 26 e 27 de agosto no Teatro Pedro Ivo.  Como fio condutor da edição 2014 está a reinvenção do mundo. Ingressos podem ser adquiridos via Blueticket.

Inventar, no sentido primitivo, significa descobrir coisas novas ou imaginar uma história. Mas para a psicologia e a filosofia modernas, atualmente, o termo ganha um novo status: da produção de uma nova síntese, de uma nova combinação de ideias que visa a um fim. Nesse sentido, inventar é o oposto de descobrir, e passa a ser o esforço de ir de um abstrato a um concreto, do todo para as partes. Abastecido de uma necessidade prévia – seja ela qual for –, o criador de conceitos se ocupa de seu contexto e do que este oferece sobre a realidade que o cerca para então poder transformá-la.

Conforme Fernando Schüler, curador do Fronteiras, "vivemos uma época de turbulência. A economia de mercado se mostrou uma fonte inigualável de progresso, mas também de desigualdades injustificáveis, privações e patologias sociais. O pensamento sistemático pode nos ajudar a enfrentar essas questões. Pode nos ajudar a reinventar o mundo a cada geração. Este é o convite do Fronteiras do Pensamento para sua edição de 2014".

O tempo total de palestra é de uma hora e meia com espaço aberto ao público para participar com perguntas aos conferencistas. O Fronteiras do Pensamento é um projeto cultural múltiplo que aposta na liberdade de expressão intelectual e na educação de qualidade como ferramentas para o desenvolvimento. O evento reúne intelectuais renomados, nacionais e internacionais, que possuem abordagens singulares em suas áreas de conhecimento, provocando reflexão sobre tendências e ideias da atualidade. 

 

Serviço:

O que: Fronteiras do Pensamento

Quando: 25, 26 e 27 de agosto

Onde: Teatro Pedro Ivo

Ingressos: Blueticket – inteira - $40 / meia – R$20 (Mia Couto e Miguel Nicolelis esgotados)

 

 

 

› FONTE: Rafael Hertel

Comentários