Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Celesc avança na produção de energia com ampliação de Pequenas Centrais Hidrelétricas

Publicado em 25/08/2014 Editoria: Geral Comente!


foto: PCH em Curitibanos

foto: PCH em Curitibanos

A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) vai dar mais um passo importante no projeto de fortalecimento da capacidade da empresa em produzir energia.

Dentro de 30 dias, a companhia vai lançar o edital para ampliação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Celso Ramos, no município de Faxinal dos Guedes, no Oeste do Estado. A obra vai aumentar a potência da usina em sete megawatts, o que seria suficiente para abastecer, por exemplo, uma cidade do porte de São Miguel do Oeste.

Com base nas metas do plano diretor, a companhia decidiu ampliar o foco dos negócios, ou seja, além de atuar na distribuição de energia elétrica, a Celesc quer aumentar a capacidade de geração.

O presidente da empresa, Cleverson Siewert, explica que, entre as metas nesse segmento, estão previstas a instalação de novos empreendimentos com a parceria de investidores privados e a repotenciação das Pequenas Centrais Hidrelétricas do Estado, a exemplo do que já foi feito na usina Pery, em Curitibanos. “Aumentar a produção própria significa tornar Santa Catarina mais competitiva no mercado de energia, que é tão complexo e dinâmico”, afirma Siewert.

O projeto de ampliação da usina Celso Ramos tem investimento estimado de R$ 45 milhões. Com a repotenciação da segunda entre cinco PCHs no Estado, o parque de geração própria da Celesc passa a contar com a capacidade instalada de 106,8 megawatts. O desafio é triplicar essa capacidade até 2020.

Segundo o presidente da companhia, os projetos para a expansão das outras três usinas estão aguardando a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que sejam executados. Juntas, as repotenciações acrescentariam 75 megawatts ao parque gerador.

De acordo com Siewert, a tecnologia do setor evoluiu e, no geral, as obras consistem em colocar turbinas mais potentes junto a uma nova tomada de água. “Basicamente não se mexe nos reservatórios, o que quer dizer que são obras com um potencial de dano ambiental muito pequeno, sendo muito favorável e positivo para esses novos desafios”, explica.

PCH Celso Ramos

A Pequena Central Hidrelétrica Celso Ramos está localizada no rio Chapecozinho, no município de Faxinal dos Guedes, no Oeste do Estado. O início da operação da PCH foi em 1964, com prazo de concessão para a exploração do potencial até 2021. Com as obras de ampliação, a potência instalada da usina passará de 5,4 para 12,6 megawatts.

Outras repotenciações

Enquanto inicia a contratação da ampliação da usina de Celso Ramos, a Celesc ainda aguarda autorização da Aneel para viabilizar outros cinco projetos de repotenciação, referentes às ampliações das usinas Salto, em Blumenau; Ivo Silveira, em Campos Novos; Caveiras, em Lages; Cedros, em Rio dos Cedros; e Rio do Peixe, em Videira. Segundo a Aneel, no caso de ampliação de usinas, a legislação prevê a renovação da concessão por 20 anos. A meta da Celesc é aprovar todos os projetos até o fim deste ano.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários