Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Otimismo do catarinense com relação ao consumo sobe 1,8% em agosto

Publicado em 21/08/2014 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Os resultados deste mês demonstram que as famílias estão otimistas, mas ainda cautelosas diante da inflação.

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) catarinenses, realizada pela Fecomércio SC, indica que o otimismo do consumidor local subiu 1,8% na comparação mensal, mas caiu 1% em relação ao ano anterior, atingindo em agosto o patamar de 134,8 pontos, numa uma escala que vai de 0 a 200 e que tem nos 100 pontos o limite entre o pessimismo e o otimismo.

Em termos absolutos, o resultado expressa um otimismo das famílias catarinenses com relação às suas possibilidades de consumo.

Os indicadores de Emprego, Renda e Consumo atual continuam a apresentar números positivos, mesmo frente às incertezas em torno da economia brasileira. A confiança em relação à renda atual subiu 1,5% em comparação ao mês de julho e na comparação com o mesmo mês do ano anterior houve alta de 2,4%. Já o consumo atual cresceu 6,8% na variação mensal, mas caiu -2,9% na comparação anual. O nível de emprego caiu -0,9% em termos mensais e -2,9% em termos anuais.

Emprego não cresce

O pior indicador foi o de Perspectiva profissional, que em agosto apresentou uma queda de -2,0% na comparação mensal e de -13,9% na comparação anual. O emprego não cresce mais como anteriormente, e o pessimismo do catarinense neste sentido está respaldado pela redução das vagas criadas no semestre passado e pela desaceleração do crescimento da renda.

O índice com a maior alta foi o do Acesso ao crédito, que em termos mensais subiu 4,0%. Na variação anual,  a elevação foi de 8,8%. O que indica que, apesar do cenário conturbado na economia brasileira, existe uma expectativa, tanto dos consumidores quanto dos empresários, de que a situação vai melhorar no médio prazo. Em termos absolutos, o índice ficou em 160,3.

Cautela permanece

Já a Perspectiva de consumo das famílias catarinenses subiu 1,6% no mês. O indicador teve como pontuação o valor de 125,3 pontos, alta de 1,1% na comparação anual. O bom resultado deste do mês de agosto se deve ao arrefecimento da pressão inflacionária.

Em linhas gerais, os resultados deste mês demonstram que as famílias catarinenses estão otimistas, mas ainda cautelosas diante da inflação. A perspectiva de baixo crescimento da economia e de seus salários, junto com considerável nível de endividamento e o crescimento menor da renda, fazem com que o otimismo dificilmente se consolide em aumento considerável do consumo.

O Momento para duráveis subiu mensalmente em 1,8%. No índice anual, caiu -1,0%. A elevação do índice no mês demonstra que as famílias, à medida que vão pagando suas antigas dívidas, voltam a poder consumir. Porém, ainda não como antes, devido ao cenário conturbado. Neste contexto, é fundamental ao empresário do comércio investir em promoções e diversificar as formas de venda.

 

 

 

› FONTE: Fecomércio

Comentários