Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Santa Catarina cria comitê para gestão florestal

Publicado em 14/08/2014 Editoria: Meio Ambiente Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O setor florestal de Santa Catarina contará com uma entidade voltada para o desenvolvimento sustentável dos recursos florestais no Estado. A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca oficializou nesta quinta-feira (14), em Lages, a criação do Comitê Estadual de Gestão Sustentável Florestal (CGFlorestal), com a assinatura da Portaria SAR nº 20/2014. O CGFlorestal tem por objetivo assessorar tecnicamente o Governo do Estado na elaboração de políticas públicas para o setor florestal.

Ele terá a participação de órgãos dos setores público e privado, com representantes de entidades do Governo do Estado, Governo Federal, instituições de ensino e da iniciativa privada. A criação do CGFlorestal representa um avanço para a gestão das florestas catarinenses, sendo um espaço para discussão e formulação de políticas para a cadeia produtiva florestal com equilíbrio entre os interesses social, econômico e ambiental.

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, afirmou que a criação do Comitê representa um salto para o futuro. "Ele representa a união de propostas e ações. Quando temos o Governo do Estado ouvindo o setor produtivo, as chances de acertar são muito maiores e esse diálogo fará com que Santa Catarina continue se destacando na produção florestal", ressaltou.

O Comitê será presidido pelo secretário  Spies, e terá foco em ações voltadas para o apoio da gestão e formulação de políticas públicas para o uso sustentável das florestas e o cultivo de florestas com fins econômicos. "Nós precisamos das florestas e não precisamos desmatar para produzir mais. Temos que compensar com inteligência a pressão que a densidade populacional exerce nos recursos naturais, devemos combinar produção com preservação", destacou Spies.

Santa Catarina é o maior produtor nacional de móveis de madeira e de papel Kraft, ambos feitos de pinus, além do segundo maior produtor de madeira serrada de pinus. Hoje, cerca de 9% do PIB catarinense é constituído por riquezas geradas a partir da madeira. Segundo Airton Spies, o estado tem o relevo acidentado como como marca registrada, o que implica em zonas muito diversificadas. "Transformar essa vantagem comparativa em vantagem competitiva requer planejamento. Para preservar nós precisamos usar os recursos naturais com inteligência".

Entre as demandas do setor estão estudos e ações para proteção, recuperação e uso sustentável das florestas nativas remanescentes. No Estado, 30% do território ainda é coberto por mata nativa. Para o secretário, com base no Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina, concluído em 2013, ficou evidente a diversidade florestal, tanto em espécies nativas como em espécies exóticas cultivadas.

Por fim, o secretário lembrou que a criação do Comitê é uma atitude responsável dos setores público e privado. "Nosso dever é repassar às próximas gerações o mesmo recurso natural que herdamos de nossos antecessores. Isso é sustentabilidade".

 

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários