Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Começam as obras de instalação do novo sistema de iluminação da Beira-Mar de São José

Publicado em 25/07/2014 Editoria: São José Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A primeira etapa é a colocação do cabeamento subterrâneo.

As obras para ampliação e modernização do sistema de iluminação pública da Avenida Beira-Mar de São José foram iniciadas nesta semana. A primeira fase é a de infraestrutura, com a escavação para colocação do cabeamento subterrâneo.

O projeto, que inclui as áreas de ciclovia, passeio, decks e áreas arborizadas, prevê a implantação de um sistema piloto de iluminação pública em LED e sistema de telegestão, realizando acesso e controle remoto das informações de cada ponto em tempo real via internet.

De acordo com a proposta, serão instalados 102 conjuntos de postes decorativos, equipados com luminárias de tecnologia LED (Light Emitting Diode) de alto rendimento com lâmpada vapor metálico, 72 projetores de tecnologia LED de alto rendimento e 190 projetores de alto rendimento com lâmpada vapor metálico.

As intervenções serão realizadas em uma extensão de cerca de 2,6 quilômetros, o que representa um investimento de R$ 1,4 milhão.

Segundo o secretário executivo de Projetos Especiais, Rodrigo de Andrade, a nova iluminação dará outra cara para a Beira-Mar, além de mais segurança para os pedestres e ciclistas, maior conforto para os cidadãos e embelezamento da cidade. “O projeto vai trazer mais vida e conforto para as pessoas que utilizam a Beira-Mar e também vai valorizar o passeio, trazendo novos conceitos, com mais qualidade de vida e segurança, além da economia de energia”, ressalta Rodrigo. 

Segundo o secretário, será implantado um sistema inteligente de monitoramento integral e remoto das unidades de iluminação pública na ciclovia da avenida.

Este sistema permitirá monitorar, coletar e armazenar dados operacionais, emitir alarmes e outras funcionalidades que permitam a supervisão remota e integral das unidades de iluminação instaladas na ciclovia de passeio. A obra tem prazo de execução de 120 dias, sendo que expectativa é concluir a instalação até final de agosto.

Revitalização da Beira-Mar

Além do novo sistema de iluminação, também seguem as obras de revitalização da Beira-Mar. No total, são 13 mil m² de calçamento que estão sendo substituídos por pavimento intertravado (blocos de concreto de 10×20) no trecho utilizado como pista de caminhada.

Também está sendo realizada a paginação modulada, que são os blocos de concreto na cor vermelha que formam desenhos, seguindo a orientação do fluxo no pavimento intertravado.

A cada 100 metros o usuário encontrará informação da distância percorrida, além da guia de acessibilidade para deficientes visuais. A mudança trará melhores condições para os usuários, principalmente para a prática de atividade física.

Junto com a revitalização das calçadas, o projeto ainda prevê a construção de seis decks de madeira com pergolado, bancos e iluminação. Os decks têm 10 metros de comprimento e 4,3 metros de largura. Para a instalação, os muros estão sendo cortados e os decks sobrepostos nas pedras de contenção, em direção à areia da praia.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários