Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

27º edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina começa neste sábado, em Caçador

Publicado em 25/07/2014 Editoria: Esporte Comente!


Joinville é uma das favoritas ao título-geral. Foto: Fesporte/Divulgação

Joinville é uma das favoritas ao título-geral. Foto: Fesporte/Divulgação

Uma das principais competições do esporte amador catarinense, os Joguinhos Abertos de Santa Catarina abrem a 27ª edição neste sábado (26), na cidade de Caçador. Até o próximo dia 2 de agosto, cerca de 3,5 mil atletas de 75 municípios vão disputar 17 modalidades.

A cerimônia de abertura será no sábado, às 19h30, no Ginásio do Sesi, mas as competições já começam mais cedo. Caçador já está preparada para receber a competição. Todos os 17 locais passaram pelos ajustes finais durante a semana.

Apenas a natação será disputada fora do município, em Porto União. Presidente da CCO local, Osmar Pavelski acredita que a experiência adquirida pela cidade nos eventos realizados nos últimos quatro anos, como os próprios Joguinhos em 2011, os Jasc em 2012 e a Olesc em 2013, farão a diferença nestes Joguinhos. “A cidade está pronta e já sabe o que e como fazer. Serão grandes jogos”, projetou.

Nível técnico elevado

Competição marcada nos últimos anos pela elevação do nível técnico na maior parte das modalidades, os Joguinhos devem ter novamente muitos destaques nesta 27ª edição. Coordenador-geral do evento, Dárcio de Saules acredita que as disputas pelos troféus serão intensas.

“Hoje a maioria dos atletas que vem aos Joguinhos disputa também os Jasc e competições nacionais. Sobretudo as modalidades individuais trazem muitos atletas de alto nível, mas, nas coletivas, a expectativa também é por boas disputas”, disse Dárcio.

Briga pelo título será intensa

O título-geral dessa 27ª edição deve ser polarizado por quatro forças, duas tradicionais e duas emergentes. Maior vencedora dos Joguinhos, com 14 conquistas, Blumenau entra focada em retomar o caneco que não conquista desde 2011, justamente na mesma Caçador.

Sérgio Galdino, presidente da FMD Blumenau, aposta na regularidade de uma delegação de 325 pessoas, entre atletas e técnicos, em 26 disputas por troféus. “Será uma briga muito parelha, e certamente vamos estar na disputa até o fim”, disse Galdino. Um dos destaques da delegação blumenauense será Jucian Pereira, dos 400 metros com barreira, que está voltando dos EUA onde foi 12º colocado no Mundial Juvenil.

Atual bicampeã dos Joguinhos, e com 9 títulos na história, Joinville chega cheia de credenciais para buscar o tri. Tem a maior delegação (332 pessoas), estará no maior número de disputas (só não participará do handebol masculino e feminino) e tem no time estrelas de Seleção Brasileira como a velocista Tamiris de Liz e a mesatenista Alexia Nakashima.

“Nosso maior investimento nos últimos anos tem sido na faixa etária dos Joguinhos, por isso vivemos a expectativa de brigar por mais um título”, enfatizou Fernando Krelling, presidente da Felej.

Presenças frequentes entre os primeiros nos últimos anos, Criciúma e Itajaí — ainda que com trabalhos focados para as duas próximas competições de rendimento da Fesporte, respectivamente Olesc e Jasc, nas quais serão sedes e almejam o título —, correm por fora e podem surpreender em Caçador.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários