Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cai endividamento das famílias catarinenses em julho

Publicado em 22/07/2014 Editoria: Economia Comente!


Florianópolis permanece com maior percentual de famílias endividadas - foto: Divulgação

Florianópolis permanece com maior percentual de famílias endividadas - foto: Divulgação

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC) de julho de 2014, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) e Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revela que, na comparação entre o mês de junho julho deste ano, o percentual de endividamento das famílias catarinenses caiu 0,4 pontos percentuais (pp). Na comparação anual, houve alta de 3,3p.p.

Ainda segundo o estudo, as famílias com renda superior a 10 salários mínimos estão menos endividadas na comparação com as famílias de renda inferior a 10 salários mínimos. Enquanto 56,8% das primeiras apresentam dívidas, 58,9% das segundas estão na mesma situação.

Foram entrevistados consumidores de Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Itajaí e Joinville, com idade superior a 18 anos.  Para compor o dado agregado de Santa Catarina, os resultados obtidos em cada munícipio foram ponderados de acordo com sua população e dessazonalizados.

Nível de endividamento caiu

O nível de endividamento das famílias caiu mensalmente, mostrando uma queda dos muito endividados (0,3 pontos percentuais), passando de 13,9% em junho para 13,6% em julho. No ano, essa porcentagem subiu 4,9p.p. Na faixa dos mais ou menos endividados a redução passou de 24,9% para 24,8%. Quanto aos pouco endividados, passou de 19,0% para 19,1%.


Capital permanece com maior percentual de endividamento


Florianópolis permanece com maior percentual de famílias endividadas no Estado. Com 85%, a Capital catarinense é a mais comprometida com dívidas. Ela é seguida por Itajaí, com 52,6%, e Joinville, com 48%. Em relação ao percentual de famílias com contas em atraso, Florianópolis também lidera com 26,6%. Blumenau apresenta o menor percentual de inadimplentes.

É de Florianópolis também a liderança, novamente, das famílias que não terão condições de pagar.  Nesse quesito, Chapecó é a melhor posicionada, com apenas 0,5% de famílias sem condições de pagar suas dívidas.

Para a Fecomércio SC, sobre o nível de endividamento das famílias, observa-se que a percepção preponderante é a resposta não tem dívidas desse tipo, com um nível superior a 50% em quase todos os municípios, exceto Itajaí. Logo em seguida vem os mais ou menos endividados, sendo Chapecó a cidade com maior percentual de sua população nessa faixa e Itajaí, com a menor. Nos muito endividados Florianópolis lidera com 26,6% e Blumenau, a com menor percentual nesse quesito, com apenas 7,3%.


Cartão de crédito


O cartão de crédito continua sendo o principal agente no endividamento catarinense. Pelo menos 50% dos entrevistados declararam usar essa forma de pagamento nas compras. Em segundo, terceiro e quarto lugar nos agentes de endividamento no Estado aparecem, respectivamente, os financiamentos de carro (30,2%), os carnês (22,4%) e os financiamentos de casa (12,3%),.


Contas em atraso cresceu


Conforme a PEIC, a quantidade de famílias com contas em atraso apresentou alta na comparação entre junho e julho. De 30,1% de famílias com contas em atraso em junho, temos em julho 32,2%. A maior parte das famílias, também entre os endividados, 67,2%, não tem contas em atraso. No total geral das famílias pesquisadas a porcentagem de famílias com contas em atraso ficou em 18,5%, apresentando aumento, quando comparado aos 17,7% do mês anterior.

Dentre as famílias com contas em atraso, 26,4% afirmaram que não terão condições de pagar totalmente suas dívidas, ante 21,6% registrados no mês anterior. As que, em parte, terão condições de quitar seus débitos representam 47,0% em julho. Por fim, aquelas que terão condições de pagar totalmente suas dívidas dentre o total de famílias representam 20,8%.

O tempo com contas em atraso se concentra acima dos 90 dias, representando 53,1%. O período entre 30 e 90 dias é de 30,4%. E, até 30 dias, apresenta 16,2%.  Em geral, a média de tempo em dias para quitação das dívidas em atraso ficou em 68,7 dias, tempo menor que o apurado no mês anterior (69,4 dias).         

Confira mais dados e a pesquisa na íntegra aqui.

A pesquisa de endividamento e inadimplência dos consumidores catarinenses de julho de 2014 apresentou estabilidade, tanto no endividamento das famílias como na inadimplência. Como as vendas do comércio estão em desaceleração, isso significa que as famílias estão deixando de consumir para quitar seus débitos anteriores.

 

 

 

 

› FONTE: Fecomércio SC

Comentários