Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Estado das barragens desperta a atenção da Defesa Civil

Publicado em 30/06/2014 Editoria: Meio Ambiente Comente!


A Defesa Civil de Santa Catarina atualizou o número de municípios e pessoas atingidos pelas cheias. Em razão do último episódio climático, verificado no dia 25 nas regiões do Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí, Oeste e Extremo Oeste, 47 mil pessoas já foram afetadas pela alta das águas no estado. Ainda segundo o levantamento, 52 municípios decretaram estado de emergência e dois, calamidade pública. Cerca de 4 mil pessoas permanecem em abrigos públicos.

De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, o quadro é estimado, já que muitas prefeituras ainda estão reunindo ou atualizando dados sobre os prejuízos sofridos. A maior preocupação da Defesa Civil agora, afirmou o secretário, é restabelecer a trafegabilidade nesses municípios e promover o retorno das famílias às suas residências.

“Desencadeamos uma série de ações, como a limpeza de vias públicas e a distribuição de água, lonas e kits de limpeza, higiene pessoal e acomodação. Também estamos analisando os decretos de emergência e verificando quais municípios vão precisar de ajuda financeira para se restabelecer, de quanto vai ser o aporte do Estado e o que o governo federal nos encaminha.”

Tendo em vista o rompimento da barragem de Ponte Serrada, situada no rio Irani, Moratelli anunciou que agendará uma reunião com a secretária de Desenvolvimento Sustentável, Lucia Gomes Vieira Dellagnelo, para tratar dos planos de segurança para as estruturas que envolvam grandes represamentos de água no estado.

“Precisamos melhorar nosso conhecimento nessa área, já que ainda não contamos com um sistema integrado de informações no que se refere a pequenas centrais hidrelétricas, barragens e açudes.”

Torcida pelo frio

Com a previsão da volta da chuva ao estado a partir do próximo final de semana, a expectativa da Defesa Civil é de que o evento não tenha as mesmas características da enxurrada que alagou os municípios do Planalto Norte e Vale do Rio Itapocu no início do mês, com precipitações intensas e fora da área esperada.

A queda na temperatura, que deve ser verificada nesta semana, segundo dados da Epagri/Ciram, também deve contribuir para que as chuvas não ocasionem muitos estragos, afirmou Moratelli. “Torcemos para que o frio venha com força e se mantenha assim, pois dessa forma a tendência é de que os sistemas que trazem umidade ao nosso estado se desloquem para o Sudeste do país.”

 

 

› FONTE: ALESC

Comentários