Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Vacinação contra a gripe chega ao fim com mais de 1,4 milhão de pessoas imunizadas

Publicado em 03/06/2014 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe chegou ao final nesta sexta-feira, 30, com Santa Catarina contabilizando a imunização de 1.451.776 de pessoas dos grupos prioritários, que incluem crianças com seis meses e menores de cinco anos, profissionais da Saúde, gestantes, mulheres no puerpério (até 45 dias após o parto), indígenas, idosos, agentes prisionais, população carcerária e pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

O grupo com melhor cobertura vacinal é o de puérperas, com 98,06%, seguido dos idosos, com índice de 89,52%. Os grupos que não atingiram a meta de 80% são os dos profissionais da Saúde (79,41%), indígenas (76,96%), e gestantes (69,96%).

Em todo o território catarinense, a vacinação de crianças atingiu a meta de 80%. Porém, alguns municípios apresentaram baixa cobertura vacinal neste grupo. A gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e Imunização, Vanessa Vieira da Silva, lembra que após a vacina inicial, a criança deve tomar a segunda dose um mês após a primeira.

O município de Rio Rufino tem o índice de cobertura vacinal mais baixo entre crianças, com 52%. Também têm índices baixos os municípios de Brunópolis (56%), Florianópolis (56%), Porto União (57%), São Francisco do Sul (62%), Gravatal (62%), São Joaquim (69%), Penha (69%) e Joinville (72%).

A gerente Vanessa Vieira da Silva orienta para que os municípios estejam atentos e elaborem estratégias com a finalidade de atingir os grupos com baixa cobertura vacinal. “Pessoas dos grupos prioritários que não tomaram a vacina têm maior chance de desenvolver as formas graves da influenza”, alerta a gerente.

Com o fim da campanha, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recomenda que os municípios que ainda tiverem estoque continuem vacinando os grupos prioritários nas próximas semanas e intensifiquem a vacinação daqueles grupos que ainda não atingiram altas coberturas.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários