Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Sobe número de catarinenses endividados e inadimplência fica estável

Publicado em 24/04/2014 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC) de abril de 2014, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) e Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revela que, na comparação entre o mês de março e abril deste ano, o número de catarinenses endividados subiu 2,4 pontos percentuais (pp), passando de 52,5% para 54,9%.

Ainda segundo o estudo, as famílias com renda superior a 10 salários mínimos permanecem sendo as mais endividadas na comparação com as famílias de renda inferior a 10 salários mínimos. Enquanto 63,7% das primeiras apresentam dívidas, 54% das segundas estão na mesma situação.

Foram entrevistados consumidores de Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Itajaí e Joinville, com idade superior a 18 anos. Para compor o dado agregado de Santa Catarina, os resultados obtidos em cada munícipio foram ponderados de acordo com sua população e dessazonalizados.

Nível de endividamento caiu

O nível de endividamento das famílias caiu mensalmente. A pesquisa mostra uma queda dos muito endividados (0,4 p.p.), passando de 7,5% em março para 7,1% em abril.

Na faixa dos mais ou menos endividados houve queda também, passando de 20,1% para 17,1%. Quanto aos pouco endividados, passou de 24,9% para 30,7%.

Cartão de crédito

O cartão de crédito continua na liderança dos agentes no endividamento catarinense. Pelo menos 51,7% dos entrevistados declararam usar essa forma de pagamento nas compras. Em segundo, terceiro e quarto lugar aparecem, respectivamente, os financiamentos de carro (24,1%), os financiamentos de casas (13,1%), e os carnês (17,1%). Não houve alteração nessas posições quando comparado com o mês passado.

Contas em atraso cresceu

Conforme a PEIC, a quantidade de famílias com contas em atraso apresentou leve alta na comparação entre março e abril. De 13% de famílias com contas em atraso em março, temos em abril 13,9%.

Pelo menos 28,6% das famílias afirmaram que não terão condições de pagar totalmente suas dívidas, ante 39,7% registrados no mês anterior. As que, em parte, terão condições de quitar seus débitos representam 41,3% em abril. Aquelas que terão condições de pagar totalmente suas dívidas dentre o total de famílias representam 23,4%.

A pesquisa de endividamento e inadimplência dos consumidores catarinenses de abril de 2014 apresentou pequeno aumento no endividamento das famílias e estabilidade na inadimplência. Também ficou demonstrada uma melhoria na condição das dívidas, já que os pouco endividados cresceram em detrimento dos muito endividados. O grau de comprometimento da renda caiu e o percentual daqueles que têm condições de quitar suas dívidas atrasadas cresceu.

Para a Fecomércio SC, não existe risco algum de um aumento descontrolado da inadimplência em Santa Catarina. Ou seja, as famílias estão em situação financeira confortável, o que pode restituir um pouco do vigor do comércio para o restante do ano.

 

 

 

› FONTE: Fecomércio SC

Comentários