Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Governo federal anuncia investimentos para mobilidade urbana em SC

Publicado em 23/04/2014 Editoria: Política Comente!


Foto: Fernanda Rodrigues/SAN

Foto: Fernanda Rodrigues/SAN

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão anunciou, nesta quarta-feira, 23, em Brasília, novos investimentos em mobilidade urbana para as cidades com população entre 400 mil e 700 mil habitantes. Ao todo, no Brasil, serão aportados mais R$ 50 bilhões da União, sendo que R$ 27 bilhões já possuem projetos selecionados.

Em Santa Catarina serão beneficiados os municípios de Florianópolis e Joinville, que deverão apresentar suas propostas no prazo máximo de 30 dias. “A prioridade é a construção de sistemas eficientes de transporte coletivo urbano, como corredores exclusivos, sistemas integrados, veículos leves sobre trilhos (VLTs)”, explicou o governador Raimundo Colombo, presente no anúncio.

Conforme a ministra do Planejamento Mirian Belchior, as ideias serão amadurecidas nos próximos dias, em reuniões individuais com cada beneficiado nesta etapa: 18 municípios e oito capitais. Entre os critérios de seleção estarão o foco no atendimento à demanda já existente, a integração com os demais sistemas e o transporte coletivo urbano de média e alta capacidade que atendam áreas com população de baixa renda.

Entre as modalidades possíveis estão veículos leves sobre pneus (BRTs), corredores e faixas exclusivas, monotrilhos, trens urbanos, metrôs, veículos leves sobre trilhos (VLTs), ciclovias, teleféricos e barcas. “São recursos significativos para a melhoria da mobilidade, que é um dos grandes problemas das nossas cidades e uma prioridade do nosso Governo”, acrescentou Colombo.

Também participaram da reunião os prefeitos de Florianópolis, César Souza Júnior; e de Joinville, Udo Dohler; o secretário de Planejamento, Murilo Flores; e a secretária de Articulação Nacional, Lourdes Martini.

 

 

› FONTE: Congresso em Foco

Comentários