Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mundial Junior e Sub-23 começa com boas expectativas para os brasileiros

Publicado em 22/04/2014 Editoria: Esporte Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A atleta olímpica Ana Sátila é vista como uma das promessas para acabar com o domínio europeu no K1 Feminino.

Entre os dias 23 e 27 de abril as águas do “Penrith Whitewater Stadium”, construído para os Jogos Olímpicos Sydney 2000, estarão novamente movimentadas com a presença de mais de 350 atletas representando 31 países.

O Brasil participa com 16 canoístas e a principal promessa de medalha da equipe é Ana Sátila Vieira Vargas que irá competir na categoria K1 Feminino Júnior. Hoje a jovem que representou o país em Londres 2012 é vista como uma das promessas ao lado da colega australiana Jessica Fox para acabar com o domínio europeu na categoria. “Estamos nos preparando e indo com tudo para fazer um bom resultado” afirma a canoísta brasileira.

Desde o início do mês a delegação brasileira está na Austrália. Para Ettore Ivaldi, treinador da seleção brasileira, o período que antecede a competição foi importante para os atletas. “Usamos a primeira semana para adaptações com treinos bastante livres.

Na segunda e terceira semanas concentramos bastante em um trabalho técnico com análise de vídeos e tomadas de tempos porque assim temos referência clara do desenvolvimento. Na semana passada, uma antes do mundial, utilizamos pra economizar energia e por recarregar os atletas psicologicamente”.

Ainda de acordo com o Ivaldi, existe um trabalho individual com cada canoísta: “Temos diferentes objetivos com os atletas, alguns deles estão aqui para acumular experiências e outros tem uma grande oportunidade de chegarem a uma final da competição”.

Experientes e novatos brasileiros no Mundial

Além de Ana Sátila, as novatas Tatiane Aparecida da Silva, de Foz do Iguaçu (PR) e Nathália Marangoni, de Piraju (SP), também estarão na disputa pelo K1 Feminino Júnior. Já no K1 Masculino as remadas brasileiras serão feitas por: Fábio Schena Rodrigues de Foz do Iguaçu, Pedro Henrique Gonçalves de Piraju e Renan Henrique Soares de Tibagi (PR), pela categoria K1M Sub-23. O jovem pirajuense Felipe da Silva Almeida Leite é o representante do Brasil na categoria K1M Júnior.

Já no C1 Masculino Sub 23, Leonardo Curcel e Felipe Borges, ambos de Foz do Iguaçu, já participaram de outros mundiais. Além deles, o canoísta Marcelo Nereu de Três Coroas (RS) irá competir pelo C1 Masculino Júnior.

O C2 Masculino está na Austrália com três embarcações. Charles Corrêa e Anderson Oliveira são os pirajuenses promessas para conseguir bons resultados pelo C2 Masculino Sub-23. Pelo C2 Masculino Júnior duas embarcações, uma formada pelos gêmeos: Wallan e Weltton de Carvalho, Foz do Iguaçu e a outra pela dupla foz iguaçuense: Maicon Borba e Carlos Eduardo.

Brasil em 2015

O país enviou uma grande delegação para a Austrália com o objetivo de buscarem bons resultados na Oceania e com o propósito de adquirir mais experiência frente ao Mundial do ano que vem que será realizado na cidade de Foz do Iguaçu, em abril de 2015.

Desde 2012 se iniciou um planejamento especial voltado para a formação de novos atletas e para a constituição do Projeto da Equipe Permanente de Canoagem Slalom. Este planejamento surgiu graças a parceria da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e a Federação Paranaense de Canoagem (FEPACAN) com o fundamental patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e os importantes apoios da Itaipu Binacional, Ministério do Esporte e Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

 

 

› FONTE: Comunicação Canoagem

Comentários