Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto de lei cria faixa exclusiva para motos

Publicado em 17/04/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


Primeira faixa exclusiva para motos do Brasil, feita nas Avenidas Sumaré e Paulo VI.

Primeira faixa exclusiva para motos do Brasil, feita nas Avenidas Sumaré e Paulo VI.

O vereador César Luiz Belloni Faria (PSD) protocolou projeto de lei na Câmara Municipal que dispõe sobre a implantação de espaços de retenção exclusivos para bicicletas e motocicletas em interseções semaforizadas. Na prática, a ideia é criar uma espécie de faixa em frente aos automóveis e caminhões, ficando os veículos de duas rodas atrás da faixa de pedestres.

A proposta que começou a tramitar neste mês na Câmara Municipal busca coibir a permanência de motocicletas e bicicletas entre os automóveis e minimizar os conflitos da relação carro/moto no trânsito. Com uma faixa exclusiva, os motociclistas conseguem ter um espaço adequado e seguro, além de ficarem mais visíveis aos veículos maiores e também aos pedestres.

De acordo com dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), criado pelo Ministério da Saúde, o número de mortes em acidentes de trânsito com motos no Brasil aumentou 263,5% em 10 anos. Em 2011, foram 11.268 mortes no país envolvendo motociclistas. Já em 2001 morreram em acidentes de motos 3100 pessoas. Ainda segundo o Ministério da Saúde, os dados de 2011 são os mais recentes disponíveis, visto que o processo de registro de óbito pode levar até dois anos para ser contabilizado entre todos os casos.

 

 

› FONTE: Câmara Municipal de Florianópolis

Comentários