Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

A importância de registrar o Boletim de Ocorrência (B.O.)

Publicado em 26/08/2013 Editoria: Segurança Comente!


B.O.s são importantes para a prevenção de crimes. foto: web

B.O.s são importantes para a prevenção de crimes. foto: web

por Ricardo Campos

Você já deve ter se perguntando, qual a importância de se fazer o boletim de ocorrência? Ainda mais se o motivo for um pequeno furto, seja de celular, carteira ou bolsa, você pensa, pra que fazer o B.O. se não vão achar e me devolver?!  De fato, algumas vezes os objetos podem não ser achados e devolvidos, mas o crime poderá acontecer novamente e muito em breve. Isto porque não há como a Polícia Militar e/ou Civil saber o que está acontecendo em determinada localização, caso as vítimas não façam o B.O., ou seja, não registrem o crime.

Para ilustrar de forma simples, é como uma criança pequena que vai à escola e lá sofresse algum tipo de violência, seja física ou verbal todos os dias. Se ela nunca falar o que acontece, os pais não poderão tomar medidas cabíveis para solucionar estes problemas. Assim funciona com a criminalidade. Se a população não registrar estes crimes através de um B.O. e quando falo crime, pode ser qualquer ato (furto, roubo, ameaça, assalto, estupro, violência física, verbal, discriminação, entre outros) , não há como a Polícia tomar medidas preventivas que podem ser por exemplo um aumento na ronda, análise e alteração do ambiente, informação a população local ou uma ação repressiva (um flagrante) com o auxílio das vítimas e testemunhas para identificar o autor do crime.

A polícia precisa destes dados, para desenhar a mancha criminal da determinada localização e assim, transformar em informação eficiente, a fim de minimizar ou eliminar o problema detectado.

Você pode fazer o B.O. em qualquer delegacia mais perto de onde houve a ocorrência, ou via internet acessando o link http://sistemas.sc.gov.br/bocidadao/ ou ainda, em caso de violência física ou outro crime na qual você conheça o agressor, mas tem medo de sofrer alguma represália, ligue para o Disque Denúncia 181, a ligação é gravada, pode ser anônima e você não precisa deixar dados para contato. Não seja conivente ou indiferente, seja um cidadão de bem e faça o B.O., desta forma, você ajuda a construir uma Cidade mais segura para todos.

 

*Ricardo Campos é empresário, presidente do CONSEG/Centro de Florianópolis, membro do CONSEM Florianópolis, membro da CDL Jovem e conselheiro da CDL.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários