Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Procissão do Senhor dos Passos acontecerá nos dias 05 e 06 de abril

Publicado em 17/03/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A 248ª edição da Procissão do Senhor dos Passos, será realizada nos dias 05 e 06 de abril e deve reunir mais de 30 mil fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis. Esta, que é a mais antiga e maior celebração religiosa de Santa Catarina, foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina e está com processo em andamento, junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), para ser registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro.

A procissão tem quatro importantes momentos: lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos, procissão do carregador (até a Catedral), procissão da transladação das imagens do Senhor dos Passos e da Nossa Senhora das Dores, e a procissão que consagra o final dos festejos.

Em reunião na manhã desta sexta-feira, o coordenador da Procissão do Senhor dos Passos, Ronaldo Koerich, fez um série de pedidos e sugestões para garantir o bom andamento dos festejos. Ações como pintura e lavação de paredes, remoção de lixeiras e obstáculos, revisão de calçadas, além de não permitir barracas e coibir o estacionamento de carros nos dias da procissão foram alguns pedidos do governador à Prefeitura de Florianópolis. “É preciso melhorar o visual, até para a própria segurança e garantia do fluxo da procissão” ressaltou Koerich. 

Ronaldo Koerich também destacou a importância de Intensificar horários e linhas de ônibus e manter abertos os estacionamentos com menor preço devido ao aumento do número de fiéis nos últimos anos.

Em resposta aos pedidos feitos pela coordenação, o vice-prefeito de Florianópolis, João Amin garantiu o total comprometimento da prefeitura, secretarias e demais órgãos municipais na realização da Procissão do Senhor dos Passos.  “Vamos fazer uma força tarefa nesses 22 dias que faltam para o acontecimento do evento.  Há muitos anos a Procissão do Senhor dos passos  faz parte da nossa tradição, para que ele seja um sucesso de estrutura e para que o tombamento aconteça.” Confira no vídeo:

O coronel da polícia Militar, João Henrique alertou aos lojistas e moradores do centro para que arrumem as calçadas por onde a procissão irá passar. “Uma boa ideia seria decorar as lojas com temas da Procissão Senhor dos Passos” aconselhou o coronel. Veja aqui as ações da Guarda Municipal e Polícia Militar para a Procissão Senhor dos Passos:

Uma novidade nesse ano é o esforço e interesse da coordenação do evento em trazer mais jovens para acompanhar a procissão. Diversos grupos participarão do cortejo no sábado, utilizando camisetas com dizeres religiosos e destacando a importância de perpetuar o culto pelas gerações.

 Alteração do trajeto

Devido às obras de reforma da ala norte do Mercado Público de Florianópolis, o trajeto de domingo (dia 06) da Procissão do Senhor dos Passos sofreu alterações. Veja no mapa

Participaram também da coletiva de imprensa , a presidente da CDL  Sara Camargo, o presidente do hospital de Caridade Luís Maário Machado, além dos Secretários Alessandro Abreu (Assistência Social), Luiz Moukarzel (Cultura), Carlos Moutinho Junior (Saúde) e Raffael Dutra ( Segurança).

Por Larissa Gaspar

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários