Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Esporte catarinense perde João Otuki: ex presidente FESPORTE

Publicado em 05/04/2021 Editoria: Esporte Comente!


Foto Heron Queiroz.

Foto Heron Queiroz.

Santa catarina manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de  ex-presidente da FESPORTE e comendador do esporte catarinense João Kiyoshi Otuki, ocorrido na madrugada desta sexta para sábado, 3 no Hospital da Unimed, em São José,  aos 73 anos.

O desportista estava há um mês internado com Covid 19. 

Kiyoshi foi o segundo presidente da Fesporte e dirigiu a entidade no período de 1993 a 1994. Nasceu em São Paulo, em 20 de julho de 1948. Era licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduado na Universidade Federal de Santa Catarina. Iniciou sua carreira como atleta em 1962, representando o Colégio Estadual de Cambará, na modalidade de natação, nos primeiros Jogos Escolares do Paraná. 

Em 2002 recebeu a Comenda do Mérito Desportivo do Conselho Estadual de Esporte, tornando-se comendador do esporte de Santa Catarina, a maior honraria do setor esportivo. Em 2019, em Brusque, a Fesporte o homenageou na cerimônia do Acendimento do Fogo Simbólico dos Jasc pelos grandes serviços prestados ao esporte catarinense.

Iniciou sua atividade profissional em Santa Catarina, em 1971, como docente da Escola Superior de Educação Física e Desporto de Joinville, sendo também professor de prática esportiva na Faculdade de Engenharia de Joinville da Udesc. Em 1989, assumiu a Divisão de Esportes de Joinvile e, em 1990, criou a Fundação Municipal de Esportes, da qual foi presidente até 1992, ano que venceu os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), quebrando a hegemonia de 24 anos de Blumenau.

Em 1993, trabalhou no setor de planejamento de Diretoria de Desportos do Governo de Santa Catarina, sendo coordenador da equipe que elaborou o primeiro documento da Política Estadual de Desporto. Em 1995, voltou às atividades docentes no Cefid/Udesc. De 1996 a 2001 foi comentarista esportivo na TVBV, SBT e TV Cultura, atuando também como professor e coordenador do curso de Educação Física e Esporte da Unisul.

Como professor aposentado Kiyoshi não abandonou o esporte, dedicando-se à prática da natação, sua modalidade preferida. Professor aposentado, virou um supercampeão nas competições master de natação no estado e pelo país, conquistando várias medalhas e troféus. 

Entrou para a história dos Jasc como o atleta mais velho a disputar o torneio da natação. Foi em 2010, nos 50 anos da competição, em Brusque. João Kiyoshi, então com 62 anos, realizou um sonho de participar da competição como atleta. Nadou por Biguaçu, na prova dos 200 metros lado livre.

Em 12 anos como atleta máster da natação Kiyoshi conquistou mais de 500 medalhas e em 2018 foi considerado o melhor atleta brasileiro na sua categoria. 

Deixou grande legado ao esporte de Santa catarina e deixamos registrado  aqui nossa homenagem a ele e solidariedade a família.

Márcia Eufrásio

 

Fonte: Fesporte

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários