Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Hidratação no esporte

Publicado em 10/01/2021 Editoria: Esporte Comente!


Foto:  pexels

Foto: pexels

Para que um exercício físico possa ser executado de forma segura é necessário que o atleta se hidrate bem.

Quando nós praticamos uma atividade física a nossa temperatura corporal aumenta. A água é extremamente importante para a atividade física pois ela evita que o nosso corpo atinja temperaturas mais altas impossibilitando a prática do exercício físico.

Você já leu ou ouviu falar que devemos tomar 2 litros de água por dia. Isso se dá porque normalmente o corpo humano perde cerca de 2 litros de água durante o dia para realizar todas as funções. No verão, essa perda pode ser ainda maior.

Quando o corpo perde muita água, o ritmo cardíaco aumenta e o volume sanguíneo diminui.

Um atleta, principalmente no verão ou em locais de clima quente,  pode perder aproximadamente de 1 a 2 litros de suor durante um treino de 1 hora de duração.

Se os líquidos perdidos com o suor não forem repostos, a desidratação e a fadiga são inevitáveis.

Para que a prática de exercício promova saúde é necessário  manter-se bem hidratado.

Portanto, sempre que for se exercitar lembre-se de se hidratar antes, durante e depois da atividade física.

Mas devemos ter cuidado com exageros. Os atletas devem estar conscientes de que o consumo excessivo de líquidos pode levar a consequências fatais.

A hiper-hidratação é perigosa e poderá levar a hiponatremia.  A hiponatremia caracteriza-se  por disfunção neurológica, devida à entrada de água dentro das células cerebrais, em que o atleta poderá ficar letárgico, confuso, irritável, paralisado ou comatoso, assim como podem ocorrer espasmos musculares e convulsões.  A hiponatremia severa pode causar edema dos órgãos vitais, cérebro e pulmões.

HIDRATAÇÃO ANTES DO EXERCÍCIO FÍSICO

Antes do exercício físico recomenda-se que os atletas consumam quantidades adequadas de líquido durante as 24 horas que precedem o evento. Isso garantirá uma boa hidratação.  Recomenda-se que os atletas devem ingerir cerca de 500 ml de líquidos, aproximadamente 2h antes do exercício. Desta forma promove uma boa hidratação e durante este intervalo o excesso de água será eliminado através da urina (ACSM, 1996).

Além da água, estudos indicam que você poderá ingerir isotônicos também.  O principal benefício do isotônico com relação a água é  que  mantém os níveis de glicemia (quantidade de glicose no sangue) ideais durante o exercício. Como pontos negativos tem-se: possível sensação de plenitude gástrica, desconforto gástrico e custo financeiro. (NASSIS; WILLIAMS; CHISNALL, 1998), (BRITO; MARINS, 2005).

DURANTE O EXERCÍCIO

O principal objetivo da ingestão de líquidos durante o exercício é prevenir qualquer nível de desidratação para repor a água perdida através da sudorese.  Os intervalos de ingestão de líquidos devem ser regulares. Bebidas que contém frutose como os refrigerantes, não são indicadas pois a frutose é absorvida lentamente a nível intestinal e é convertida em glicose no fígado antes de ser metabolizada pelos músculos, tornando, portanto, a frutose pouco efetiva como fonte de energia para o desempenho atlético (MURRAY et al., 1989).

APÓS O EXERCÍCIO

Após o exercício  é essencial repor o líquido perdido.  A água simples não é considerada a melhor bebida para ser consumida após o exercício com objetivo de repor as perdas de água e eletrólitos, particularmente o sódio, isto porque a água simples diminui a natremia e aumenta o volume sanguíneo e a sua diluição, com diminuição da sensação de sede e aumento da produção de urina, o que poderá levar à desidratação (NOAKES, BELTRAMI, 1985).

Portanto, esteja atento para não se desidratar e siga as dicas abaixo:

Bons treinos!

 

Márcia Eufrásio

Esportista e Coach de qualidade de vida e emagrecimento

Envie seu comentário ou dúvidas para https:qualidadedevida.vlog.br

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários