Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Entrevista com Calbucci: campeão mundial do beach tênnis

Publicado em 13/12/2020 Editoria: Esporte Comente!


Foto: Paulo Arantes

Foto: Paulo Arantes

O beach tênnis é a nova modalidade de esporte que veio para ganhar o coração dos brasileiros.

É uma modalidade praticada sobre a areia de praia, com dimensões de quadra de 16m de comprimento por 8m de largura, separado por uma rede com 1,70 de altura, podendo chegar em alguns torneios profissionais a 1,80m de altura.

O esporte é uma mistura de tênis, vôlei de praia e frescobol. O beach tênnis nasceu na Itália, na província de Ravena em meados de 1987 e em 1996 começou a se profissionalizar.

Com regras simples, o jogo agrega famílias e amigos garantindo diversão na certa. Além disso, é uma excelente opção para quem quer melhorar o condicionamento físico e cuidar da saúde.

O italiano Alessandro Calbucci, 40 anos, considerado o maior jogador de beach tênnis do mundo pela ITF (Federação Internacional de tênis), mostrou que não é apenas um campeão.

É também um exemplo de que o sucesso pode ser conquistado sem perder o carisma e faz tudo para divulgar sua paixão pelo mundo.  Com sua simplicidade e dinamismo, arrumou um espaço em sua agenda e nos concedeu uma entrevista.

Formado em filosofia e ciências política, o campeão é também Doutor. Nasceu em Ravena e enquanto fazia seu doutorado, encontrava na praia o seu momento para relaxar.

Calbucci era esportista desde criança e jogava futebol.  Através de amigos conheceu o beach tênnis e com sua habilidade ganhou o seu primeiro título de campeão mundial em 2008. Época em que o beach tênnis transformou sua vida. Aprendeu que a vida traz oportunidades inesperadas e desenha caminhos novos.

Atualmente escolheu a cidade do Rio de Janeiro para morar onde reside há mais de dois anos. Essa escolha foi em virtude do seu atual casamento, pois é casado com uma brasileira, e percebeu que o Brasil hoje é o melhor lugar no mundo para se jogar e aprender o esporte.

“O beach tênnis é um esporte fácil, especialmente para os amadores. E tem tudo a ver com o Brasil e com a cultura brasileira de praia, de confraternização e lazer”, diz.

O Brasil está se tornando uma grande potência do beach tênnis internacional e ganha popularidade inclusive em cidades longe do litoral. Como exemplo, temos o interior do estado de São Paulo e  cidades do norte do Paraná.

Segundo a ITF, O Brasil é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália, o país criador do esporte.

O primeiro torneio profissional de beach tênnis realizado no Brasil foi na cidade de Florianópolis em 2010, no Costão do Santinho. Na semana seguinte o Rio de Janeiro foi sede do segundo campeonato em solo brasileiro.

Em sua entrevista, Calbucci desabafa que falta patrocínio e interesse das entidades para promover melhor o esporte e dar suporte ao atleta profissional e que seu grande desafio é garantir um futuro grandioso ao esporte.

Sobre os torneios profissionais, Calbucci comenta: “Tem dois torneios considerados profissionais pela tribo de beach tênnis: o torneio de Aruba e o torneio de Copacabana Internacional Rio Open Beach Tênnis.  Momento de orgulho do esporte com 1500 inscritos”.

Calbucci possui anos de experiência e atualmente, além de jogar atua como coach e faz clínicas nas diversas arenas de Beach Tênnis do Brasil e do mundo.

Afirma que o nível melhorou e as clínicas estão sendo para melhorar a performance dos atletas. São ótimas para amadores e para os jogadores mais avançados para aprimorar o nível técnico.

Este campeão representa o espírito do esporte e luta para se manter fazendo o que gosta.

Calbucci vem mostrando ao mundo e ao Brasil que quando queremos algo e lutamos, tudo é possível. E é por isso que esse italiano é motivo de orgulho para todos.

Assim como o esporte, ele abraça a ideia e levanta a bandeira de simplicidade, igualdade e união.

E se você ainda não pratica esporte, fica a dica. Faça como milhões de brasileiros que experimentaram uma aula e hoje vivem esta paixão!

 

Redação: Márcia Eufrásio

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários