Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

+ ARQUITETURA: Casas Contemporâneas - Casa EM / Zanatta Figueiredo Arquitetos.

Publicado em 09/12/2020 Editoria: Arquitetura Comente!


+ ARQUITETURA: Casas Contemporâneas - Casa EM / Zanatta Figueiredo Arquitetos.

+ ARQUITETURA: Casas Contemporâneas - Casa EM / Zanatta Figueiredo Arquitetos.

Casas Contemporâneas - Casa EM / Zanatta Figueiredo Arquitetos Associados.

Fala pessoal.

Tudo certo?

Hoje darei continuidade ao projeto da + ARQUITETURA chamado: Casas Contemporâneas.

Caso você não tenha visto o primeiro artigo de Casas Contemporâneas, clique AQUI.

A casa de hoje, localizada em Florianópolis-SC foi projetada pelos Arquitetos do escritório Zanatta Figueiredo Arquitetos Associados, com sede em São Paulo - SP.

Seus projetos abrangem diversas escalas e materializam o casamento e aplicação de materiais como concreto, aço, madeira e brises, de maneira harmônica e única.

A soma das experiências dos sócios; um do Sul, outro do Norte do país geraram uma arquitetura leve, refinada, com apuro técnico e estético, utilizando grandes vãos, plantas fluidas e generosas aberturas.

É a nova geração de representantes da arquitetura contemporânea brasileira, com linguagem inspirada na herança Modernista, mas aberta a novas técnicas e possibilidades dos tempos atuais.

Casa EM 

Local: Florianópolis - SC
Data Projeto: 2016
Data Obra: 2017
Área: 450 m²

- Projeto Arquitetura: Zanatta Figueiredo Arquitetos Associados
- Projeto Estrutural e Instalações: BRZ Projetos de Engenharia
- Gerenciamento Obra: Belbauen  

Texto enviado pelo escritório:

Esta residência foi pensada para abrigar um jovem casal, que queria uma casa de espacialidade muito fluida e conexão clara com um quintal gramado; desejo este, fruto da experiência e vivência que tiveram na infância.

O terreno carregava potencialidades únicas e desafios também. Situado em uma cota elevada no Morro do Pantanal, ele permite uma visualização privilegiada das baías norte e sul da Ilha, além do bairro universitário da Trindade. Ao mesmo tempo era preciso criar platôs de jardim que possibilitassem uso de lazer e relação harmônica entre o quintal e a casa, dentro da realidade de um terreno em declive acentuado.

Optou-se então por dividir o programa em duas barras, dispondo os quartos perfilados a norte, e a área social rotacionada, com fachada desenhada para proteger da incidência solar direta. O empilhamento destes volumes em meio-nível possibilitou a criação de um terraço mirante, como resposta à bela vista da Ilha.

Esta composição volumétrica pautou a readequação da topografia e permitiu a criação de um quintal com piscina na parte posterior do lote; demanda prioritária para os clientes.

Este arranjo pouco usual dos quartos em meia cota abaixo gerou a espacialidade única da área social, que é coberta somente por uma laje apoiada em 4 apoios.O resultado foi um espaço de natureza extremamente fluida, porém preservando a privacidade da vida cotidiana. 

O desenho dos brises da fachada mantém uma iluminação controlada e agradável, além da ventilação cruzada que evita a necessidade de uso de ar condicionado em boa parte do ano.   

A construção da casa durou aproximadamente um ano e agregou muito conhecimento acerca de soluções de acabamento para os elementos de concreto. Os pilares em concreto aparente foram feitos com ripas de madeira aplainadas e moduladas, porém o maior desafio foi a execução da laje nervurada em quatro apoios, tarefa muito bem executada pela equipe. Além da estrutura da cobertura, o trabalho de fundações foi minucioso e permitiu a base da casa ser executada solta do terreno, mantendo-a seca e livre de umidade ascendente.

A casa está em fase final de execução, com a instalação dos painéis da fachada. 

Originalmente pensou-se em chapas opacas para estes brises, mas a observação do percurso do sol no local possibilitou tratar estas superfícies como um véu, adotando chapas de aço perfuradas para controle solar. 

Desenhos técnicos:

Imagens do exterior:

Imagens do interior:

Fotos evolução da obra:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Zanatta Figueiredo Arquitetos (@zanattafigueiredo)

 

Zanatta Figueiredo Arquitetos Associados

Fundado em 2014, Zanatta Figueiredo Arquitetos Associados surge da parceria entre os arquitetos Vitor Zanatta e Vinícius Figueiredo.

Configuração atual:

Sócios:

Vitor de Luca Zanatta nasceu em Criciúma - SC e formou-se na Universidade Federal de Santa Catarina em 2010.

Vinícius Figueiredo nasceu em Belém - PA e formou-se na Universidade Federal do Pará em 2009.

Arquiteto colaborador:

Breno Quaioti nasceu em Americana - SP e formou-se na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Para mais informações sobre a trajetória dos sócios, clique AQUI.

Texto enviado pelo escritório:

O comprometimento do escritório com a produção da arquitetura e sua inserção urbana materializa-se através do projeto e processo construtivo, aliando concepção e técnica ao contexto contemporâneo.

A atuação abrange diferentes escalas, de projetos  residenciais a edifícios de grande porte, transitando entre o tema privado e o público.  

Dentro os trabalhos de maior exposição temos o Mercado Público de Lages, fruto de uma proposta vencedora de concurso público, o estudo para Retrofit do Estádio do Santos Futebol Clube, além de projetos e obras no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.   

Os diversos campos de atuação do escritório refletem a visão do ofício da arquitetura como uma base de conhecimento holística da ação humana, que se mantém em constante re-construção. 

Quer saber mais sobre o escritório e seus projetos, acesse:

Site: https://zanattafigueiredo.com/

Instagram: https://www.instagram.com/zanattafigueiredo/?hl=pt-br

 

Você Arquiteto/a que se identifica e tem projetos com linguagem contemporânea; entre em contato, quem sabe seu projeto apareça em algum dos próximos artigos.

Abraço.

Ricardo Cunha - Arquiteto

 

Seja um parceiro da + ARQUITETURA.

Empresas da construção civil em geral: construtoras, empreiteiras, escritórios de arquitetura, lojas de materiais de construção, iluminação, tintas, móveis planejados, mobiliário, decoração, etc.

Tenha banners clicáveis no rodapé das publicações, vídeos de divulgação da empresa e possibilidade de publicações exclusivas.

Precisa de projetos ou consultorias?

Entre em contato:

[email protected]

Acompanhe-me:

Instagram: @ricardocunha_arquiteto

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários