Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Praia Mole, Praia da Galheta e a Trilha do Gravatá

Publicado em 08/11/2020 Editoria: Turismo Comente!


Praia Mole, Praia da Galheta e a Trilha do Gravatá

 

Fonte: Praia Mole e Praia da Galheta vista da Trilha da Praia do Gravatá,acervo pessoal do autor.

 

A Região Leste de Florianópolis tem uma forte relação com a natureza, possibilitando a prática de inúmeras atividades ao ar livre, inclusive trilhas, havendo várias opções nas redondezas, como a já comentada Trilha da Costa da Lagoa. Mas, neste artigo falaremos da Trilha que leva à Praia do Gravatá, já ouviu falar desta Praia de Florianópolis? Conhece? Já foi lá?

 

Fonte: Praia do Gravatá, acervo pessoal do autor.

 

Primeiramente, é importante esclarecer que se trata de um refúgio junto à natureza. Afinal, o local não tem infraestrutura urbana nenhuma. É uma praia onde só se chega de barco ou por meio de uma trilha de nível leve a médio, com cerca de 1.500 metros e que inicia na primeira subida após a Avenida das Rendeiras, rumo à Praia Mole. Caso pense em conhecer o local, é preciso atentar-se ao caminho, pois a sinalização é relativamente deficitária. É bom também, se preparar com água, alimentos e roupas adequadas ao clima e ao tempo que pretende passar lá. Certamente será um passeio prazeroso e seguro, se tomados os devidos cuidados.

 

Fonte: Trilha da Praia do Gravatá, acervo pessoal do autor.

 

Passamos então pela Lagoa da Conceição, pela Praia da Joaquina, pela Praia do Gravatá e agora chegamos à Praia Mole e à Praia da Galheta. Duas praias belíssimas, que contam com infraestrutura e serviços (somente a primeira). Possibilitando, por exemplo, que se saboreie uma tigela de açaí contemplando a bela paisagem.

 

Fonte: Tigela de Açaí na Praia Mole, acervo pessoal do autor.

 

Outra curiosidade que vale a pena observar é a formação rochosa dos dois costões da praia. Afinal, como afirma nosso estimado grupo Dazaranha em sua composição denominada Tribo da Lua:

“De um lado um dragão, do outro um índio...

A lua de fundo pra figura sorrindo.

A ilha acordando e a malucada dormindo”.

 

Para curtir o que a Ilha tem de melhor é preciso abrir olhos, os ouvidos, o coração e principalmente a mente. Faça este exercício criativo, se esforce um pouco, use de sua imaginação e experiencie causos e lendas locais! Tenho certeza que você também avistará o dragão e o índio! Avistará sim!!! Por fim, caminhando pela Praia Mole até o costão esquerdo, chega-se na Praia da Galheta, local de morada do índio.

 

Fonte: Costão entre a Praia Mole e a Praia da Galheta, acervo pessoal do autor.

 

Desta forma, desejamos que tenham gostado de nossas sugestões de passeio e lazer. Em nosso próximo artigo fecharemos a região Leste com a Praia da Barra da Lagoa, suas piscinas naturais e a Praia do Moçambique, na divisa com a região do Rio Vermelho (Norte da Ilha de Santa Catarina). Desde já o convidamos para o fechamento de nossa primeira região de Florianópolis. O objetivo de nossa primeira série de artigos sobre a cidade é reforçarmos a forte vocação da mesma, sugerindo passeios e atividades ao ar livre, enfrentando a crise econômica gerada pela COVID19, com os devidos cuidados de saúde. Mesmo que para isso, tenhamos opções simples como apenas se sentar junto a um restaurante para apreciar a gastronomia local ou contemplar a magnífica mãe natureza e sua bondade para com os homens.

Aproveite nossas sugestões ao ar livre com segurança!

 

Obs: Todas as imagens são do acervo pessoal do autor.

 

Turismólogo Daiko Lima e Silva

[email protected]

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários