Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Benefícios da prática de artes marciais para as crianças

Publicado em 07/11/2020 Editoria: Esporte Comente!


Foto por Ashima Pargal on Unsplash

Foto por Ashima Pargal on Unsplash

Para quem quer escolher uma nova atividade física para a criança, as lutas e artes marciais são uma boa opção. Entretanto, algumas pessoas têm uma ideia equivocada de que a prática deste tipo de esporte é sinônimo de violência.

Pelo contrário, as artes marciais possuem condutas e regras claras no que diz respeito a prática da não violência e quando realizada em um local adequado e com supervisão de profissionais habilitados o esporte não oferece risco.

As artes marciais são um conjunto de técnicas e práticas de luta que foram criadas com o objetivo de defesa pessoal onde a constituição física  não é tão importante, pois as técnicas e golpes ajudam a minimizar as diferenças físicas entre os praticantes.

Para as crianças que estão na idade de desenvolvimento físico e mental, as artes marciais auxiliam na concentração, foco, coordenação motora, flexibilidade, mobilidade das articulações e  autoconfiança dos pequenos. Além de diminuir e ajudar no controle da agressividade e fortalecer o sistema imunológico infantil.

Só para ilustrar, a prática deste tipo de esporte, repletos de conteúdos filosóficos e de códigos de ética, podem ajudar às crianças a desenvolver valores éticos e morais por meio das experiências que ocorrem no tatame.

Os benefícios das lutas marciais são muitos. Além de preparar o físico, focam no desenvolvimento mental, espiritual e moral das crianças pois contribuem para desenvolver o respeito, a paciência, a disciplina e reconhecer que na vida muitas vezes ganhamos e perdemos.

A competitividade é colocada de forma harmoniosa e faz com que a criança aprenda a lidar consigo mesmo e com o outro. Desta forma, acaba aprendendo a dominar seus impulsos e isso vai se refletir nas situações do dia a dia, respeitando os outros e faz o praticante  pensar antes de atacar fisicamente ou verbalmente o outro.

Ensinam também que a competição deve acontecer dentro do próprio indivíduo, reconhecendo e trabalhando suas próprias desarmonias e emoções. Desta forma aprende a lidar com suas próprias dificuldades e frustrações.

Por conseguinte, forma uma criança preparada para lidar com as adversidades que podem ocorrer em seu futuro.

As principais modalidades são: judô, jiu-jitsu, karatê, kung-fu, tae kwondo, aiki do. São esportes de origem oriental onde o respeito ao outro, o companheirismo e as amizades prevalecem.

Além disso, aprimora o senso de igualdade entre as pessoas, sem distinguir raça, gêneros ou condição sócio-econômica. O que vale aqui é o indivíduo.

Antes de optar por alguma academia é importante que os pais fiquem atentos as competências e habilidades do professor, se o local incentiva a cooperação em grupo ou foca apenas em competição e se o local apresenta estrutura de espaço adequada para crianças.

Se o seu filho ou filha fizerem uma aula experimental, assista também e conclua você mesmo se o professor tem uma personalidade que possa servir como modelo para a criança e se o lugar é ideal para a prática.

Márcia Eufrásio

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários