Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Correr é um estilo de vida que faz bem ao corpo e a mente.

Publicado em 24/10/2020 Editoria: Esporte Comente!


Acervo pessoal do autor.

Acervo pessoal do autor.

Ao sair de casa você começa a observar pelas ruas que as pessoas estão cada vez mais aderindo a corrida. Isso porque a corrida atrai esportistas e sedentários que se preocupam com uma qualidade de vida melhor.

E não é só o fato de ajudar a eliminar gordura, mas a prática garante muitos benefícios a saúde como: melhora o condicionamento físico, capacidade de concentração, melhora a autoestima, bom humor, a saúde do coração, reduz a pressão cardíaca, diminui o colesterol ruim (LDL).

Assim é a vida de Marino Casagrande. Natural de São Francisco de Paula/RS, mora em Florianópolis há mais de 24 anos.

Ao chegar à ilha percebeu que precisava fazer uma mudança em sua vida e retornar a prática de atividade física pois quando jovem foi atleta do Esporte Clube de Novo Hamburgo em corridas de pista entre 1500 a 5000m.

Começou a correr novamente e aos 50 anos de idade fez sua primeira maratona e hoje não consegue viver  sem a prática esportiva. Já fez mais de 500 provas, entre elas: 40 maratonas e 20 ultramaratonas.

Fez diversas corridas pelo Brasil e algumas internacionais como o Deserto do Atacama, no Chile e Fim do mundo que acontece em Ushuaia, na Argentina. Provas totalmente diferentes, pois uma possui como característica alta temperatura e a outra são 42 km de pura neve entre bosques, trilhas e montanhas, as margens do Canal de Beagle podendo chegar a um frio extremo com temperaturas de -10°C.

Marino diz que não consegue se imaginar sem o esporte, e a corrida proporcionou a ele um estilo de vida. Além da corrida, pratica outras modalidades de esporte como: trekking, rapel, caving, bicicleta e natação.

Corrida é sinônimo de liberdade, energia e disposição. Atualmente ele incentiva as pessoas a praticar o esporte e tem um grupo de amigos que correm todo o fim de semana. Marino inspira jovens a colocar um tênis e sair pelas ruas desfrutando de lindas paisagens e boa companhia.

E garante que depois que você começa, fica impossível parar. Deve ser porque a corrida se encaixa facilmente na rotina das pessoas e vira um estilo de viver.

Também é necessário alguns cuidados antes de iniciar a corrida. Procure ajuda de um profissional ou assessoria que possa orientar você sobre técnica, pisada, alongamento, aquecimento, roupas e tênis adequado. Como prioridade, é importante e necessário fazer uma avaliação médica para garantir a sua saúde.

Portanto, faça como o Marino e milhares de corredores pelo país: inclua uma atividade física que lhe dê prazer, melhore a saúde, aumente a sua qualidade de vida e garanta mais satisfação e bem estar.

Esse esporte é apaixonante e não tem idade para começar. Ao contrário de outros esportes, o seu principal adversário é você mesmo.

Márcia Eufrásio

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários