Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Sistema Faesc/Senar promove programa Saúde da Mulher Rural em Paulo Lopes

Publicado em 10/10/2018 Editoria: Saúde Comente!


Com o objetivo de gerar oportunidades de educação e prevenção do câncer do colo do útero, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das mulheres do meio rural por meio da prevenção de doenças, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove o Programa Saúde da Mulher Rural. Nesta quinta-feira (11) o programa será realizado em Paulo Lopes, das 8h às 16h no Salão da Igreja do município.

A ação será promovida com a parceria da Secretarias de Saúde de Paulo Lopes e do Sindicato Rural de Florianópolis. O programa visa, ainda, sensibilizar e conscientizar as mulheres do meio rural sobre a importância da prevenção de doenças, através de palestras sobre saúde preventiva, com foco no câncer do colo do útero. Durante o evento serão realizados exames Papanicolau e desenvolvidas atividades com o foco na prevenção e tratamento com rapidez.

De acordo com a coordenadora estadual do programa Gisele Kraieski Knabbena intenção é estimular o aumento da autoestima e os cuidados com a saúde das mulheres do meio rural. "O evento tem como foco as mulheres do meio rural que nunca fizeram ou que estejam com o exame preventivo atrasado há pelo menos dois anos".

Conforme avalia o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a preocupação é reduzir o número de vítimas de câncer entre as mulheres do meio rural. Para isso é necessário alertá-las com relação ao diagnóstico precoce das doenças uma vez que, quanto antes for identificada, mais tranquilo e exitoso é o tratamento.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, complementa que a intenção do Sistema Faesc/Senar é gerar oportunidades de educação e prevenção, levando conhecimentos que possibilitem a mudança de atitudes favorecendo melhor qualidade de vida. "Zelamos e nos preocupamos com a saúde de um dos maiores patrimônios que o Brasil possui: os (as) produtores (as). São eles os responsáveis por produzir os alimentos que chegam na mesa de milhões de pessoas", enfatiza

 

› FONTE: Marcos A. Bedinc- Jornalista

Comentários