Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Crianças criam arranjos de plantas aéreas na rede municipal de ensino de Florianópolis

Publicado em 04/10/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Divulgação PMF

Foto: Divulgação PMF

A criançada do Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis (Neim) Lausimar Laus, no Rio Vermelho, está tocando o projeto Kokedama, para crianção de arranjos de plantas aéreas. A expressão, japonesa, vem de koke, que é musgo, e dama, que é bola. A coordenação é de Rosinete Luiza Vieira que trabalha com 75 pequenos, entre quatro e cinco anos.

O projeto vem ao encontro da construção, conscientização e humanização dos espaços do Neim, destaca a professora.

No terreno do núcleo de educação há uma horta com alface, cebolinha, salsinha, couve-mineira, erva cidreira, boldo, capim limão e morango, entre outras espécies. Há pés de amora, pitanga, banana, mamão e goiaba. Além disso, existe um galinheiro com seis galinhas.

Na kokedama, a bola é feita de uma mistura de terras e substrato, e nela as plantas são colocadas antes ou depois da amarração que as deixa firmes e estáveis. As kokedamas podem ser mantidas em pratos ou suportes.

Primeiro, as crianças fazem uma mistura com argila e terra preta em partes iguais. Isso é umedecido para que sejam formadas bolas.

Se a planta escolhida tiver raízes, a turminha abre as bolas ao meio, ou faz uma cavidade e encaixa a planta.

Todas as bolas são cobertas com musgo e barba de velho. A amarração é feita com barbante.

Para regar as kokedamas, é só mergulhá-las em um balde por aproximadamente cinco minutos.

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, por intermédio da Kokedama é possível conceber um lugar harmonioso e de ampliação da importância que é a natureza, seu contato e seu cuidado.

 

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

Comentários